Governo dos EUA vão devolver 94 mil bitcoins de corretora hackeada em 2016

Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
Shutterstock

O governo dos Estados Unidos vai devolver 94.643 bitcoins vindos de um hack para a corretora de criptomoedas Bitfinex. A exchange foi hackeada em 2016, e somente em 2022 os fundos foram recuperados.

Estas 94 mil moedas fazem parte do estoque de bitcoins do governo dos Estados Unidos. Ao longo dos anos, o governo acumulou centenas de milhares de bitcoins, dos quais muitos foram leiloados.

Roubo da Bitfinex

A Bitifinex foi roubada em 119.754 bitcoins, que na época eram avaliados em cerca de US$ 70 milhões. A corretora não poderia honrar com as obrigações dos clientes, e então lançou no mercado o BFX, um token que serviria como uma promessa de reembolso.

A Bitfinex conseguiu reembolsar os usuários afetados em 2017, e seguiu como uma das plataformas de negociação mais relevantes do mercado.

Além disso, a corretora também lançou no mercado o token UNUS SED LEO (LEO). A corretora se comprometeu em usar pelo menos 80% dos fundos recuperados para comprar o token para realizar a queima.

Após os fundos serem devolvidos, ela terá 18 meses para liquidar as moedas, de acordo com dados do white paper do token. Os 20% restantes provavelmente serão mantidos pela corretora, que pertence à iFinex.

Anos mais tarde, as investigações levaram à prisão do casal Ilya Lichtenstein e Heather Morgan. 

Leia mais: Hack de 2016: Bitfinex é identificada como única vítima confirmada, diz governo dos EUA

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza