La Casa de Papel é o argumento perfeito para a adoção do bitcoin, aponta Ledger

Com a chegada da quarta temporada de La Casa de Papel, da Netflix, nesta sexta-feira (03), a Ledger, fabricante de carteira de hardware, lançou um comparativo que ressalta como a série é o melhor argumento para a adoção do bitcoin.

Mesmo que você não tenha assistido esse sucesso da Netflix, com certeza já ouviu falar sobre a história que subiu à cabeça de muitos ao redor do mundo.

A série apresenta ladrões anônimos que têm como alvo instituições financeiras centralizadas, com o objetivo de desestabilizar o sistema financeiro. Contudo, a Ledger aponta que esse sistema seria muito mais resistente se fosse descentralizado, como é o caso do bitcoin.

Na publicação, a Ledger ressalta que a segurança é um dos elementos que apresentam mais dificuldades para instituições financeiras descentralizadas, acrescentando que:

“Isso surge do simples fato de que eles são um espaço de armazenamento central para muito dinheiro das pessoas, o que significa que há um enorme saque potencial para os ladrões, que sabem exatamente onde ir roubar”.

É nesse sentido que ambas a plataforma e o dinheiro descentralizados oferecem grandes benefícios ao consumidor, como o controle do seu próprio dinheiro, por exemplo.

No caso do bitcoin, é possível manter o criptoativo em uma carteira digital, com senha, e controlada apenas por você, sem interferência de um intermediário. Além disso:

“Em vez de armazenar tudo em um só lugar, os sistemas descentralizados dispersam tudo em vários lugares diferentes. Um exemplo de armazenamento de dados seria a tecnologia Blockchain – onde os dados são mantidos por todos os participantes de sua rede”, aponta o texto.

A Ledger ainda acrescenta que “no setor financeiro, atualmente isso só pode ser visto em criptomoedas. Não existe uma única autoridade central no caso de um sistema financeiro descentralizado”, aponta o texto.

Oferta limitada

Diferente das moedas fiduciárias, como o Dólar ou Real, que podem ser impressas à vontade, como acontece na série, e, recentemente, tem sido a estratégia do governo dos EUA contra a pandemia do coronavírus, consequentemente aumentando a inflação e derrubando o valor das notas, o bitcoin tem uma oferta limitada de 21 milhões de unidades.

Esse processo do sistema financeiro centralizado conhecido como “alívio quantitativo”, está levando empresas e até bancos a reconhecerem no bitcoin uma alternativa.

Dessa maneira, La Casa de Papel tem sido como uma propaganda para o bitcoin, se levarmos em conta as inúmeras falhas apontadas na série sobre o sistema financeiro centralizado.

Em adição, o seriado apresenta criptomoedas em alguns episódios, assim como Altered Carbon, outro sucesso da Netflix que incluiu criptomoedas como Bitcoin, Litecoin, e até a Dogecoin.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 14, 2025

Tokenização DESTRAVADA! CVM abre caminho para nova era nos investimentos brasileiros!

Escrito por Thiago Barboza
Governo Lula
icon abril 15, 2025

Governo Lula desbloqueia R$ 5 bilhões para computação quântica: o futuro chegou?

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 16, 2025

OpenAI confronta Elon Musk com nova rede social 

Escrito por Thiago Barboza