Apenas 20% dos salvadorenhos aprovaram a iniciativa do presidente Nayib Bukele de reconhecer o Bitcoin como moeda legal, segundo relatório do centro de pesquisa local.
A pesquisa, da qual participaram 1.233 pessoas, foi realizada de 1º a 4 de julho. De acordo com os resultados, 46% dos entrevistados não sabiam nada sobre a criptomoeda. Cerca de 65% afirmam que não estão prontos para usar o btc para pagar por produtos ou serviços.
A maioria dos entrevistados, 54%, desaprovam a medida aprovada, enquanto 24% chamaram a ideia de “parcialmente correta”.
Quando questionados sobre sua disposição de serem pagos em btc, 65% dos entrevistados responderam negativamente. Dezesseis por cento dos entrevistados restantes disseram “sim”.
A emissão de sua própria moeda digital por El Salvador foi apoiada por 25% dos participantes da pesquisa. Quarenta e três por cento se opuseram a ela. Quase 28% disseram não saber se isso é possível.
De acordo com 33% dos entrevistados, o presidente Nayib Bukele foi guiado pelo “interesse próprio” em reconhecer o Bitcoin. Vinte e cinco por cento dos participantes veem a decisão como um esforço das autoridades para melhorar a economia e criar novos empregos.
O projeto de lei para reconhecer o Bitcoin como moeda com curso legal foi aprovado pelo Parlamento salvadorenho no início de junho. O documento entrará em vigor no dia 7 de setembro de 2021.
As iniciativas do governo também incluem a criação de uma carteira nacional de Bitcoin, a Chivo. Esta carteira será compatível com outras aplicações semelhantes, embora o download não seja obrigatório.
Leia mais: Bitcoin é um “milagre matemático”, afirma cofundador da Apple, Steve Wozniak