Nigerianos correm para comprar bitcoin em meio ao colapso da moeda

Banco Central da Nigéria

A queda da naira, a moeda nacional da Nigéria, está levando muitos moradores a recorrer a ativos alternativos, como bitcoin e stablecoins, para preservar sua riqueza.

A exchange peer-to-peer LocalBitcoins marcou um aumento de 258% nas compras de BTC em comparação com os números da semana passada.

Em cerca de um mês, a moeda local caiu significativamente em relação ao dólar, o que espalhou preocupações entre a população.

O pânico se multiplicou quando Godwin Emefiele – Governador do Banco Central da Nigéria – alertou clientes de bancos, indivíduos de alto perfil e políticos para se absterem de retirar naira para convertê-lo em dólar. 

Ele disse que um sistema de vigilância relevante rastreará se tais transações ilegais são cometidas e punirá aqueles que não cumprirem as regras.

A confusão em uma das principais economias da África levou muitos nigerianos a buscar opções de investimento que pudessem servir de proteção contra a inflação. 

Em particular, eles se concentraram em bitcoin e stablecoins.

A popular plataforma de negociação P2P – Paxful – confirmou que os cidadãos da Nigéria demonstraram um interesse crescente por bitcoin durante o primeiro semestre do ano:

“E apesar da crise financeira global, a Paxful está vendo que o interesse em bitcoin não está diminuindo. 

No primeiro semestre de 2022, o volume de comércio na Nigéria atingiu quase US$ 400 milhões, mostrando-nos que os mercados emergentes ainda estão famintos por bitcoin.”

Outros países e o bitcoin

A condição econômica da Turquia, especificamente a alta inflação e a desvalorização da moeda nacional, tornou-se uma razão para muitos turcos converterem seus fundos em bitcoin e USDT para se proteger. 

A Argentina é outro país que luta contra dificuldades monetárias e caos político. 

Mais recentemente, a Argentina proibiu investidores de bitcoin de comprar dólares, como forma para tentar impedir a fuga de capital.

O bitcoin é negociado a cerca de US$ 23 mil, com alta de 8,36% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu