PF prende quadrilha que fraudava exames da OAB e cobrava em criptomoedas

Durante a operação ‘Singular’, a Polícia Federal (PF) de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (4), cinco pessoas acusadas de usar a internet para fraudar cartões de crédito e empresas que organizam concursos públicos.

Segundo informações do G1, um dos criminosos do grupo quebrou o sistema de segurança de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos.

A quadrilha então cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

oab criptomoedas pf
Montante encontrado na casa do líder da quadrilha – Foto: Divulgação PF

No entanto, o principal crime pelo qual os criminosos estão sendo acusados é fraude bancária eletrônica. Os hackers roubavam dados de cartões de crédito e os revendiam.

Além das cinco prisões, as autoridades cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. De acordo com o site, um dos investigados está foragido. 

A investigação aconteceu pela Deep Web — parte da internet que não é encontrada em mecanismos de pesquisa.

Foram identificados pelas autoridades, sete líderes da organização criminosa que age em todo o país.

Os criminosos são acusados de fraude bancária eletrônica, roubo de cartões de crédito, formação de quadrilha e invasão de dispositivo informático.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza