Prefeitura de Barrinha (SP) está como refém de hackers há quase um mês

No final de outubro, o sistema da Prefeitura de Barrinha (SP) foi hackeado e somente nesta quarta-feira (20) o sistema que faz a folha de pagamento foi liberado, conforme reportou o Portal Bitcoin.

O sistema foi liberado por uma empresa terceirizada que está analisando todo o equipamento da prefeitura e tentando normalizar a situação.

Segundo a Polícia Civil trata-se de um caso de extorsão, o pedido de resgate foi cerca de R$ 7 mil em Bitcoin.

A prefeitura garante que os pagamentos de mil servidores voltarão à normal, feitos eletronicamente, inclusive o 13º.

Devido ao ocorrido, a prefeitura teve que fazer os pagamentos de forma manual. Os sistemas de contabilidade, tesouraria, tributação e arrecadação continuam paralisados. De acordo com a Prefeitura a situação pode ser resolvida até o fim de semana.

A invasão começou dia 28 de outubro, quando os servidores notaram que o sistema da Prefeitura estava travado, com uma mensagem que dizia “servidor inexistente”.

De acordo com a notícia divulgada no G1, o hacker teria enviado um email solicitando o resgate em bitcoin, o email ainda explicava como comprar a criptomoeda.

No Brasil, já foram alvos de hacker nos últimos 15 meses o Porto de Fortaleza, a Câmara Municipal de Palmas, o hospital Santa Casa de Pirajuí e uma loja de produtos de bebês em Campo Grande.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza
robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza