David Bailey, CEO da Bitcoin Magazine, afirmou em uma publicação no X que Xi Jinping, presidente da China, mudou sua posição em relação à criptomoeda. Segundo relatado, Xi se tornou favorável ao setor após a vitória de Donald Trump.
Bailey afirmou:
“Alguém muito bem informado me disse hoje que o presidente Xi mudou completamente seu pensamento sobre o Bitcoin em resposta à liderança do presidente Trump. A China não venderá sua reserva de Bitcoin daqui para frente.”
Notavelmente, a China é o governo com a segunda maior reserva de Bitcoin. O governo chinês acumulou cerca de 190 mil moedas através de apreensões.
Apoio a Donald Trump
Donald Trump foi eleito nos Estados Unidos prometendo criar uma reserva estratégica de Bitcoin para os cofres do governo. Segundo David Bailey, Trump o questionou se o Bitcoin poderia ser utilizado para ajudar a resolver o problema da dívida.
Bailey afirmou:
“[…] Quando nos conhecemos, a primeira coisa que ele me perguntou foi: ‘Ei, o bitcoin pode fazer alguma coisa em relação à dívida de 35 trilhões de dólares?’ Eu pensei, temos algumas ideias, mas não vamos falar sobre isso na primeira reunião.”
O governo dos Estados Unidos conta atualmente com uma reserva de mais de 200 mil bitcoins, que foram obtidos através de apreensões. Estas moedas formariam a base do estoque de bitcoin dos EUA.
A senadora Cyntia Lumis apresentou no meio do ano um projeto que prevê a compra de 1 milhão de bitcoins pelo governo dos EUA. A senadora acredita que esta medida deve ser aprovada ainda nos 100 primeiros dias do governo de Donald Trump com apoio dos dois principais partidos.