Projeto de lei do Cazaquistão obriga mineradores de Bitcoin a manter renda no país

Um projeto de lei em discussão no Cazaquistão busca obrigar mineradores de Bitcoin e criptomoedas a manter parte da renda da mineração no país.

Segundo o projeto, os mineradores devem converter até três quartos de sua renda em exchanges registradas localmente.

Os legisladores também querem garantir que as empresas de criptomoedas paguem seus impostos e taxas para o governo.Em síntese, o projeto de lei visa criar uma estrutura regulatória para a produção e circulação de criptoativos no Cazaquistão. O PL, contudo, já passou por aprovação em primeira leitura nos Mazhilis (congresso do país).

O PL, assim como outros documentos de apoio passaram pela apresentação recentemente à câmara baixa do parlamento, a pedido do presidente do país, Kassym-Jomart Tokayev.

Ademais, um dos principais objetivos da legislação é estabelecer regras para o funcionamento de um novo tipo de instituição financeira. Ou seja, o licenciamento de exchanges de criptomoedas em território cazaquistanês.

Além disso, o governo planeja obrigar os mineradores de criptomoedas a trocar até 75% de sua renda em exchanges com sede no país, a partir de 2024.

Projeto de lei determina novas regras para a atividade de mineração de criptomoedas

Nesse sentido, as autoridades cazaquistanesas buscam regulamentar que os pools de mineração paguem impostos sobre seus lucros e as exchanges paguem taxas sobre suas movimentações. Por exemplo, os autores do PL pretendem impor impostos corporativos às empresas de criptomoedas.

Atualmente, as mineradoras de cripto só são obrigadas a pagar impostos sobre a eletricidade que usam. Contudo, as taxas dependem da quantidade e do preço da energia consumida para cunhar as criptomoedas.

Aumento da atividade da mineração levou à escassez de eletricidade

Conforme visto, o Cazaquistão atraiu muitas empresas de mineração quando a China reprimiu os negócios em 2021, por conta de suas tarifas de eletricidade subsidiadas.

Todavia, o aumento do número de mineradores causou um crescente déficit de energia e falhas na infraestrutura do país. Logo, resultou no fechamento de fazendas de criptomoedas.

Como resultado, o déficit levou o Cazaquistão a impor taxas maiores sobre o consumo elétrico, e em contrapartida, passar a importar eletricidade da vizinha Rússia.

A partir disso, a introdução de mecanismos legais para controlar o uso de eletricidade no setor surge na constituição do projeto de lei, conforme informa Ekaterina Smyshlyaeva, membro do Comitê de Reforma Econômica e Desenvolvimento Regional de Mazhilis.

Ou seja, Ekaterina disse que o Ministério da Energia determinará cotas de energia para mineração. Essa iniciativa busca manter o equilíbrio do sistema de abastecimento de energia do país.

Citado pela agência de notícias russa RBC Crypto, a legisladora expressou sua opinião de que o Cazaquistão está sendo usado como um “apêndice de matéria-prima da indústria de blockchain”. 

“O projeto de lei fornece conexão entre a produção e circulação de ativos digitais em um ecossistema. Ao mesmo tempo, as atividades de mineradores e pools de mineração serão regulamentadas e licenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Digital, Inovação e Indústria Aeroespacial.”

LEIA MAIS: Baleias da Polygon (MATIC) movimentam mais de US$ 200 milhões

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 15, 2025

XRP na lua? Binance vê explosão de otimismo, mas alerta vermelho acende

Escrito por Thiago Barboza
mineração de Bitcoin
icon abril 15, 2025

Tether migra mineração de Bitcoin para pool descentralizada

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon abril 11, 2025

Ethereum hoje: rali secreto de 130% à vista após Trump salvar o DeFi?

Escrito por Thiago Barboza