Rússia fecha fazenda de mineração ilegal de bitcoin que roubava R$ 1 milhão por mês em eletricidade

Uma fazenda ilegal de mineração de Bitcoin operada por mineradores que estavam roubando R$ 1 milhão por mês em eletricidade foi fechada na Rússia.

Com um esquema profissional, os criminosos instalaram uma infraestrutura que conecta equipamentos de mineração ao fornecimento de eletricidade do país em oito locais diferentes.

Equipamento

Ao longo de 20 buscas, a Guarda Nacional apreendeu 1.500 equipamentos de mineração, 2 milhões de rublos, smartphones com mensagens incriminatórias e 100 medidores elétricos alterados.

A maioria das máquinas de mineração ficavam em um prédio abandonado, além de diversas propriedades individuais em Lekoslovo, Vsevolozhsk e Roshchino.

Criptomoedas e criminosos

Durante a operação, a polícia prendeu um suspeito de São Petersburgo, segunda maior cidade russa, e nove supostos cúmplices, segundo comunicado publicado pelo Ministério do Interior da Rússia.

Segundo a porta-voz oficial do Ministério, as criptomoedas mineradas foram enviadas para excanges localizadas fora da Rússia e depois convertidas em dinheiro.

Um investigador da Direção Principal do Ministério da Administração Interna da Rússia para São Petersburgo e a Região de Leningrado abriu um processo criminal sobre o caso.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu