“Seria um desastre para toda economia proibir o bitcoin na Índia”, diz empresário

Índia quer taxar todas as transações de Bitcoin e criptomoedas em 18%

O empresário Raj Chowdhury, presidente da consultoria financeira HashCash, comentou que seria “um desastre para toda a economia proibir o bitcoin da Índia”.  A declaração do CEO da empresa de tecnologia blockchain, surge em um contexto de incerteza oficial em relação à regulamentação das criptomoedas na Índia. 

Chowdhury comentou que o bitcoin (BTC) é a “moeda mais importante que já se viu na história em todo o mundo”. Segundo ele, se não tivesse reservas da criptomoeda, o país acabaria sofrendo uma desvalorização muito grave de sua moeda.

Entretanto, a ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, explicou que o governo não descarta os ativos digitais de forma absoluta. A intenção é regulamentar as criptomoedas. A Ministra disse que as pessoas receberão “formas adequadas para fazer experiências com blockchain, bitcoin e criptomoedas”.

Em fevereiro, o Ministro de Estados das Finanças, Anurag Singh Thaku, negou que a Índia pretender banir as criptomoedas, mas sim, está com a intenção de coibir seu uso ilícito, segundo o CriptoNoticias

A Índia já não era muito parceira das criptomoedas desde 2018. Na época o Reserve Bank Of India (RBI) ordenou que as instituições financeiras interrompessem todos os laços com indivíduos ou empresas que negociam em moedas digitais.

Índia cria sua moeda digital 

Mesmo com a intenção de proibir as criptomoedas da Índia, ou “coibir seu uso ilícito”, o governo listou um projeto para emitir a moeda digital do Banco Central da Índia, um CBDC da Rúpia

A lei que pretende proibir as criptomoedas da Índia, permite certas exerções, como promover a tecnologia subjacente das criptomoedas e seus usos. 

Entretanto, a Índia possuí 7 milhões de investidores, o mercado de criptomoedas possui mais de US$1 bilhão. O governo deve agir com cautela antes de tomar a decisão final. Visto que segundo o empresário, banir o bitcoin afetaria toda a economia.

Por fim, os rumores da proibição não afastou o investimento da Coinbase. A exchange de criptomoeda Coinbase anunciou que planeja começar a fornecer serviços a partir da Índia.

De acordo com o anúncio a exchange incluiria serviços de TI, engenharia, desenvolvimento de software e operações de atendimento ao cliente.  

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

BRICS
icon abril 14, 2025

Fim do SWIFT? Rússia anuncia BRICS Pay global

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon abril 16, 2025

Bitcoins hoje: tarifaço pode ajudar a financiar reservas de Bitcoin dos EUA

Escrito por Thiago Barboza
mineração de Bitcoin
icon abril 15, 2025

Tether migra mineração de Bitcoin para pool descentralizada

Escrito por Thiago Barboza