Stablecoins serão regulados como serviços de pagamento Fiat

Stablecoins terão estrutura fornecida pelo Tesouro do Reino Unido

A proposta recentemente apresentada pelos reguladores sugere que stablecoins devem seguir as mesmas políticas que as versões mais tradicionais de serviços de pagamento que utilizam apenas moedas fiduciárias, relata a Reuters.

Anteriormente, grandes empresas como o Facebook enfrentavam uma enorme barreira de regulamentação ao tentar lançar seu próprio stablecoin que teria sido usado para pagamentos dentro do ecossistema do FB.

Os reguladores de segurança da IOSCO e o Bank for International Settlements declararam que as regras que estão sendo aplicadas atualmente a serviços de pagamento tradicionais como o PayPal e devem ser aplicadas a stablecoins como o Tether, que estão sendo usados ​​principalmente como uma ponte entre criptomoedas e ativos tradicionais.

Proposta sobre stablecoins ainda deve ser discutida pelo público

A proposta ainda precisa ser discutida pelo público antes de ser finalizada no próximo ano. A nova política provavelmente criará o mesmo conjunto de regras que estão sendo aplicadas ao serviço de pagamento mencionado. 

As regras significarão que a empresa emissora de um stablecoin terá que atuar como uma pessoa jurídica.

Os Stablecoins enfrentaram um crescimento maciço durante a pandemia, quando os investidores começaram a procurar mais maneiras de diversificar suas carteiras financeiras e entrar no setor em rápido crescimento.

O maior stablecoin do mercado, o Tether, atingiu a capitalização de US$68 bilhões no ano de 2021, tendo menos da metade dessa quantia apenas um ano atrás. De acordo com o CoinMarketCap, vários stablecoins como USD Coin ou Paxos enfrentaram um crescimento massivo de bilhões de unidades em termos de meses.

O presidente da IOSCO, Ashley Ian Alder, está ansioso para criar uma estrutura legal organizada para moedas digitais que levará ao desenvolvimento de padrões de orientação claros e práticos.

LEIA MAIS: Outros 100 dias de ganância? O autor do “The Bitcoin Reformation”, Tuur Demeester, compartilha um gráfico interessante

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza