Supermercados do Grupo Elektra começam a aceitar bitcoin como pagamento

Ricardo Salinas Pliego - Bitcoin

Uma das maiores redes de supermercados do México – Elektra – vai permitir que os clientes paguem suas contas em bitcoin. Para processar os pagamentos da criptomoeda, a empresa fez uma parceria com a BitPay.

Grupo Elektra

Fundada em 1950, a Elektra possui mais de 1.100 lojas no México. Também se estende aos Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Peru, Panamá e El Salvador. Curiosamente, o proprietário do Grupo Elektra é Ricardo Salinas Pliego, um bilionário entusiasta do bitcoin.

Ricardo Pliego, a terceira pessoa mais rica do México, descreveu a criptomoeda primária como “o novo ouro digital”, aconselhando os investidores a entrar no mercado. A holding do grupo é avaliada em US$326 bilhões, segundo a Bloomberg.

Adotando o Bitcoin

A gigante se tornou a primeira grande varejista no México a aceitar bitcoin como método de pagamento. A empresa explicou que os clientes que pagarem por seus produtos em bitcoin podem até solicitar um desconto de 20% em suas compras, com a promoção sendo válida até o final de dezembro.

Devido a relativa volatilidade nos preços da criptomoeda, a empresa afirmou que qualquer devolução ou cancelamento feito após a conclusão de um pagamento em BTC resultará em um reembolso em pesos mexicanos do mesmo valor pago na transação inicial.

Em junho de 2021, Salinas Pliego opinou que o BTC é uma ferramenta financeira que tem “valor internacional”. É “negociado com enorme liquidez” e, por isso, todo investidor deve possuir parte dele. 

Pouco depois, ele rotulou todas as moedas fiat como “fraude” e disse que seguraria bitcoin para os próximos 30 anos, se tivesse que escolher entre os dois ativos.

O Grupo Salinas é a empresa-mãe do Banco Azteca (um dos bancos líderes no México). Em junho deste ano, Pliego anunciou sua intenção de fornecer serviços com criptomoedas aos clientes da instituição financeira.

No entanto, o Banco Central do país, o Ministério das Finanças e a Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários reiteraram que os ativos digitais não são considerados dinheiro de acordo com a lei em vigor no México.

Você pagaria o seu supermercado com bitcoin? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O bitcoin está substituindo o ouro como proteção contra inflação, diz bilionário Mike Novogratz

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Uniswap (UNI)
icon novembro 27, 2024

Uniswap Labs lança maior recompensa de bugs da história

Escrito por João Victor
Bitcoin atinge ATH acima de US$ 79.000, mas CEO da CryptoQuant prevê quedas para o final de 2024
icon novembro 27, 2024

Bitcoin continua  tendência do Stock-to-Flow (S2F)

Escrito por João Victor
Fernando Haddad anuncia medidas de revisão de gastos, mas aguarda coordenação com o Congresso
icon novembro 26, 2024

Fernando Haddad anuncia medidas de revisão de gastos, mas aguarda coordenação com o Congresso

Escrito por Sabrina Coin