Um recado importante no último bloco minerado antes do halving do bitcoin

O halving do bitcoin finalmente aconteceu nesta segunda-feira (11), mas o último bloco minerado antes do evento mais esperado do ano pelos cripto entusiastas carregava uma mensagem secreta.

Este é o terceiro halving desde a criação do bitcoin, e dessa vez o corte pela metade da recompensa aos mineradores foi de 12,5 para 6,25 BTC, quando a rede atingiu o 630.000 bloco às 16:23 (horário de Brasília).

Contudo, o bloco 629.999 continha uma mensagem secreta, remetendo às origens do bitcoin, a primeira criptomoeda do mercado.

“NYTimes 09/Apr/2020 With $2.3T Injection, Fed’s Plan Far Exceeds 2008 Rescue”, diz a mensagem, referindo-se a uma matéria do New York Times publicada em 9 de abril, com os seguintes dizeres:

“Com a impressão de US$2.3 trilhões, o plano do Fed é muito maior que o resgate [da crise] de 2008.”

A mensagem apontada pelo engenheiro de criptomoedas Jameson Lopp, foi gravada em uma transação da Coinbase e pode ser verificada em um rastreador de blocos.

Quem minerou o último bloco antes do halving foi o pool de mineração chinês F2Pool. Na reportagem mencionada, o New York Times diz que o Banco Central dos EUA (Federal Reserve) disse que compraria títulos e dívidas mais arriscadas para ajudar governos e empresas a superarem a crise econômica atual causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para aqueles que já conhecem o início da história do criptoativo, a mensagem não é estranha.

O primeiro bloco do bitcoin, chamado de “Bloco Gênesis”, também continha uma mensagem com os dizeres: “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”, ou “Chancelor à beira do segundo resgate aos bancos”.

Nesse caso, a mensagem foi incluída por Satoshi Nakamoto, pseudônimo da pessoa ou grupo de pessoas por trás da criação do bitcoin.

A crise financeira de 2008 foi o incentivo para Satoshi criar o bitcoin, apoiando a liberdade econômica da população por meio da moeda como uma solução disruptiva.

Enquanto os bancos correm para imprimir mais dinheiro em meio à crise atual, assim como aconteceu no passado, o bitcoin é uma alternativa deflacionária, ou seja, que faz o processo inverso à inflação, justamente por meio do halving, que ocorre a cada quatro anos cortando pela metade a recompensa por bloco minerado.

Outro ponto importante, é que há um limite máximo de 21 milhões de unidades de bitcoin que podem ser criadas, visando também o controle da inflação.

Assim, com a mensagem inserida no último bloco antes do terceiro halving do bitcoin, o pool de mineração F2Pool lembra a comunidade do propósito do bitcoin e o motivo pelo qual foi criado, alertando que estamos passando por um momento muito semelhante na história.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

mineração de Bitcoin
icon abril 15, 2025

Tether migra mineração de Bitcoin para pool descentralizada

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 14, 2025

MANTRA NO CHÃO! Criptomoeda despenca 90% em uma hora e investidores entram em pânico

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

China avalia criar reserva de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza