Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, viajantes poderão usar Bitcoin (BTC) para pagar por serviços envolvendo passaportes.
Segundo comunicado da Peninsula Visa, líder estadunidense de expedição de passaportes e vistos, a principal criptomoeda do mercado agora será aceita como pagamento para alguns de seus serviços.
Quem ficará responsável por garantir a segurança das transações é a Coinbase, maior exchange de criptoativos dos EUA.
“Nunca antes alguém foi capaz de pagar por um passaporte dos EUA usando uma moeda digital. Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa do país a oferecer esse método alternativo de pagamento aos nossos valiosos clientes ”, disse Evan James, diretor de operações da Peninsula Visa.
Inicialmente, os serviços disponíveis para pagamentos com BTC são: pedidos de alteração de nome, renovação e obtenção de segundo passaporte.
A empresa fundada em 1975 informa ainda que disponibilizará mais serviços nos próximos 12 meses.
O diretor de operações da companhia acrescenta que o mundo pós-COVID “será mais digital do que nunca”.
Por isso, afirma, “oferecer aos viajantes a capacidade de pagar via Bitcoin parece a jogada certa na hora certa”.
A medida chega em um momento de alta para o Bitcoin, que ultrapassou a marca de R$ 16.000 nesta sexta-feira (13), pela primeira vez desde dezembro de 2017.
Coinbase
A Coinbase, parceira da Peninsula Visa na nova iniciativa recentemente lançou um cartão de débito nos EUA que oferece recompensas por gastos em BTC e outras criptomoedas.
Um pouco antes, a corretora adicionou suporte para saques instantâneos para quase 40 países, incluindo EUA, Reino Unido e outros países na Europa.