Ícone do site Criptonizando

Nubank alerta: Bug do Pix é golpe

nubank-pix-dobro-transferência-brasil-golpe-bug-economia-

Após a veiculação de diversas capturas de telas e vídeos de um suposto bug no Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Nubank, principal banco digital do Brasil, lançou um alerta.

A fintech brasileira informou que a história do erro no sistema que envolve a transferência de dinheiro usando uma chave aleatória e o recebimento de um estorno em dobro é falsa.

O chamado “bug do Pix em dobro” é uma isca para fazer vítimas enviarem dinheiro para a conta de golpistas, aponta o Nubank em seu blog oficial.

Como funciona o golpe

A fintech explicou o modus operandi dos criminosos, que compartilham vídeos e mensagens nas redes sociais espalhando o boato de que é possível fazer uma transferência via Pix e receber o dinheiro em dobro na conta.

As pessoas são orientadas a enviar valores para chaves específicas. Curiosos que realizam transferências para fazer o “teste”, estão, na verdade, mandando dinheiro para os criminosos.

De acordo com a história que tem tomado a atenção de boa parte dos usuários no Brasil, o “esquema” seria possível graças a falhas nas instituições financeiras e do próprio sistema de pagamentos instantâneos.

Para tornar o golpe ainda mais convincente, são publicados vídeos editados ou com truques mostrando o “sucesso” na transferência em dobro, fazendo com que o espectador acredite o esquema realmente funciona.

O Nubank aponta que, para mostrar que o “bug” funciona, “basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar”.

“Não caia nessa armadilha!”, alerta o banco digital.

Na verdade, essa é uma tática de engenharia social, um método de persuasão no qual uma mensagem chamativa e altamente compartilhável é disseminada para enganar a população e, nesse caso, render aos golpistas um bom dinheiro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile