O senador americano Rand Paul (Republicanos) afirmou em uma recente entrevista acreditar que o bitcoin pode se tornar a moeda de reserva do mundo no futuro, à medida que a confiança no estado e em instituições centralizadas diminui.
“Comecei a questionar se a criptomoeda poderia ou não se tornar a moeda de reserva do mundo à medida que mais e mais pessoas perdem a confiança no governo”, disse Paul a Axios.
Esta não é a primeira vez que o senador de Kentucky faz comentários relacionados ao cripto-mercado. Em 2015, o então candidato à presidência disse que aceitaria doações de bitcoin para sua campanha – uma medida que só recentemente começou a ser copiada por outros políticos.
Paul, um libertário, tem sido amplamente crítico de governos grandes, e também faz questionamentos sobre o papel do dólar americano como a moeda de reserva global.
“Mas aqui está o que comecei a acreditar agora… as moedas dos governos não são confiáveis, também são moedas fiduciárias, não são apoiadas por nada”, acrescentou o senador.
Os comentários de Paul levantam um debate permanente na indústria sobre se criptomoedas como o bitcoin devem ser meios alternativos de troca ou simplesmente outra forma de investimento.
A visão de Paul de que as criptomoedas podem um dia atuar como reserva global é uma questão polêmica.
No início deste ano, uma pesquisa da Newsweek descobriu que apenas um terço dos eleitores que vivem nos estados indecisos da América eram a favor de que as criptomoedas se tornassem uma forma legal de pagamento.
Em qualquer caso, Paul não está sozinho em sua visão otimista sobre o cripto-mercado. O senador Ted Cruz (R-TX) também está otimista com o setor, alegando no início deste mês que os abundantes recursos de energia do Texas representavam uma oportunidade para o Bitcoin e para o estado.
Você pensa que o bitcoin pode se tornar a moeda de reserva global? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: O Padrão Bitcoin, confira os bancos centrais que já acumulam moedas