Papa Francisco critica uso de combustíveis fósseis e comunidade de Bitcoin reage

Após as polêmicas discussões envolvendo a poluição do Bitcoin puxadas por Elon Musk, aparentemente até o Papa resolveu se posicionar em relação a utilização de combustíveis fósseis em tecnologias emergentes.

Não está claro se o Papa, ou quem administra o seu Twitter, estava falando exatamente sobre o Bitcoin, mas as suas falas se assemelham muito às de Elon Musk, que ressaltou o crescente uso de combustíveis fósseis como motivo para não aceitar mais a criptomoeda como pagamento.

“A tecnologia baseada no uso de combustíveis fósseis altamente poluentes precisa ser substituída sem demora. Há motivos para esperar que a humanidade do alvorecer do século 21 seja lembrada por ter assumido generosamente suas graves responsabilidades. #LaudatoSiWeek. ”

A comunidade de Bitcoin percebendo a situação, rapidamente se posicionou na publicação do religioso.

“Querido Papa, por favor, explique como uma moeda inflacionária com uma demanda por crescimento eterno pode ajudar a consertar o clima? #Bitcoin conserta isso. “ – Disse um usuário.

O bitcoiner Peter McObnoxious afirmou, “se você tweetar sobre a Proof of Stake, teremos muito assunto, rapaz. ”

O Bitcoin e o meio ambiente

Falar sobre esse assunto parece como enxugar gelo. Entra ano e sai ano, especialmente quando o valor de mercado do Bitcoin cresce, e consequentemente a dificuldade de mineração, a mídia tradicional bombardeia o mercado com essa narrativa.

Sendo assim, vamos a alguns fatos rápidos sobre a mineração de Bitcoin.

  • O valor gasto na mineração não é o custo para se realizar transações, mas sim para manter a rede, que já ultrapassa os US$1 trilhão em valor de mercado, segura.
  • 40% da mineração de Bitcoin vem de energias renováveis, valor que continua a crescer.
  • A mineração se aloca somente em lugares onde energia é abundante, em lugares de energia escassa e cara, a atividade não é lucrativa.
  • A mineração de Bitcoin é a única maneira de aproveitar determinados recursos energéticos, como o proveniente da extração de petróleo e gás em algumas usinas, energia que seria literalmente jogada fora.
  • A todo momento, inclusive na sua casa, existe energia elétrica sendo desperdiçada, a ideia que toda a energia excedente do mundo tenda a se alocar na mineração, mitigando e muito a sua emissão de carbono.
  • Essa narrativa é uma ótima maneira de enfraquecer a única rede monetária verdadeiramente descentralizada

Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Elon Musk tenta zoar Michael Saylor, é zoado pela comunidade e apaga tweet

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza