Ícone do site Criptonizando

Pela primeira vez em uma década Bancos Centrais vendem ouro

Pela primeira vez em uma década Bancos Centrais vendem ouro

Os bancos centrais se tornaram vendedores de ouro pela primeira vez desde 2010, com o intuito de amenizar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Money Times, as vendas líquidas totalizaram 12,1 toneladas de ouro no terceiro trimestre em comparação com as compras de 141,9 toneladas no ano anterior.

O relatório do Conselho Mundial do Ouro (WGC, na sigla em inglês), afirma que as vendas foram impulsionadas pelo Uzbequistão e pela Turquia, enquanto o banco central da Rússia divulgou a primeira venda trimestral em 13 anos.

Por mais que as entradas em fundos de índice tenham impulsionado o ouro neste ano, as compras realizadas por bancos centrais sustentam o metal precioso nos últimos anos.

O Citigroup disse no mês passado que a demanda de bancos centrais pode voltar a subir no próximo ano, após ter desacelerado em 2020 em relação a compras quase recordes em 2018 e 2019.

“Não é surpreendente que, nas atuais circunstâncias, os bancos possam recorrer às suas reservas de ouro”, disse Louise Street, analista-chefe do WGC.

O analista-chefe continua dizendo que “praticamente todas as vendas são feitas por bancos que compram de fontes domésticas, aproveitando o alto preço do ouro em um momento em que estão sobrecarregados fiscalmente”.

Os bancos centrais da Turquia e do Uzbequistão no terceiro semestre, venderam 22,3 toneladas e 34,9 toneladas de ouro, respectivamente.

Em agosto, o ouro subiu para nível recorde, acima de US$2.075 a onça, antes de cair para cerca de US$1.900 nas últimas semanas.

A demanda geral por ouro encolheu 19% no último trimestre em relação ao ano anterior, para o menor nível desde 2009, segundo o WGC.

Bitcoin substituirá o ouro como ativo de refúgio, diz Nigel Green

O fundador e CEO da empresa de consultoria Devere Group, Nigel Green, afirma que o bitcoin (BTC) substituirá o ouro como o ativo porto seguro.

“O bitcoin se tornou gradualmente mais aceito”, e quando voltamos ao básico, “sempre houve um sistema de pagamentos no mundo, uma forma de as pessoas marcarem pontos”, diz Nigel.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile