Presidente do Quênia pede para que países africanos abandonem o dólar

O presidente do Quênia, William Ruto, pediu aos líderes africanos que comecem a tomar medidas destinadas a substituir o dólar americano por uma solução de pagamento alternativa conhecida como Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS). 

Segundo Ruto, este sistema alternativo de liquidação, lançado em janeiro de 2022, permite que os países africanos usem suas respectivas moedas para negociar entre si.

O líder queniano, que falou em um fórum de funcionários do governo e do setor privado, sugeriu que os países africanos podem iniciar o processo de abandono do dólar, incentivando os bancos centrais e os bancos comerciais a aderir ao PAPSS.

Conforme explicado em um relatório da África Oriental, o sistema de pagamento alternativo, apoiado pelos bancos centrais do continente africano, foi desenvolvido pelo African Export-Import Bank (Afreximbank) e pelo Secretariado da Área de Livre Comércio Continental Africana (AFCFTA).

O líder queniano afirmou:

“Estamos todos lutando para fazer pagamentos de bens e serviços de um país para outro por causa das diferenças nas moedas. E no meio de tudo isso, estamos todos sujeitos a um ambiente de dólar”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza