Desenvolvedores e usuários estão avaliando a Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP) 7781. A proposta tem como objetivo reduzir o tempo dos slots de transações de 12 para 8 segundos.
Dessa forma, a rede seria capaz de processar cerca de 33% mais transações. Isto aumentaria o crescimento da blockchain ao longo do tempo, ao mesmo tempo que melhoraria a escalabilidade da blockchain.
O pesquisador Justin Drake apoiou a mudança, afirmando que ela melhoraria o uso de Exchanges Descentralizadas. Drake destacou que isto poderia migrar US$ 100 milhões em volume de arbitragem de corretoras centralizadas para corretoras descentralizadas.
Escalabilidade do Ethereum
O Ethereum é a principal blockchain para execução de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Atualmente, dezenas de bilhões em stablecoins e ativos financeiros estão registrados no protocolo.
Assim como o Bitcoin, o Ethereum segue um roteiro em escala vertical em camadas. Devido às limitações no tamanho do bloco, a maior parte das transações devem ser aprovadas em redes de segunda camada, como Base e Polygon.
Por conta deste fator, é comum congestionamentos na camada base, que fazem as taxas de transação disparar.
Um aumento na capacidade de transações da rede estaria condizente com os planos de Vitalik Buterin, fundador do Ethereum.
Diferente do Bitcoin, o Ethereum é menos resistente à mudanças no código. Ao longo da história, diversas mudanças drásticas foram feitas na rede. Ao mesmo tempo, o funcionamento do Bitcoin permanece praticamente o mesmo desde a fundação do protocolo.
Leia mais: Vitalik Buterin revela seu salário na Ethereum Foundation