Ícone do site Criptonizando

Real digital em 2022? Saiba o que o presidente do Banco Central já revelou

robertocamposneto-bancocentralbrasil-pix-sistemapagamentosinstantaneo-qrcode-ted-doc-bancos-notícias-bitcoin

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), participou de uma live na quarta-feira (02), na qual revelou que o Brasil deve ter uma moeda digital ainda em 2022.

Na transmissão promovida pela Bloomberg, Campos Neto disse ao jornalista Erik Schatzkerm que a versão digital do Real é consequência de uma construção de elementos.

Segundo ele, conforme reportou o Correio Braziliense, há alguns “ingredientes” necessários para a criação de uma moeda digital:

“Você precisa de um sistema de pagamentos instantâneos que seja eficiente e interoperável; um sistema aberto, no qual exista competição; e precisa de uma moeda que tenha credibilidade, seja conversível e internacional”, declarou.

“Depois disso, eu acho que você tem todos os ingredientes para ter uma moeda digital”, afirmou o presidente do BC, acrescentando:

“Nós achamos que teremos isso em 2022.”

A declaração vem apenas duas semanas após o anúncio do BC sobre a criação de um grupo de estudos para propor um modelo para a emissão de uma moeda digital no Brasil, assim além de identificar os riscos de tal iniciativa.

Campos Neto disse que o Real Digital será consequência do processo de digitalização e modernização do sistema financeiro iniciado pela Agenda do Banco Central.

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Bacen, que deve ser lançado em novembro, também entrou na conversa, assim como o aumento dos gastos públicos e a implementação do Open Banking, que deve acontecer ainda esse ano. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile