Ícone do site Criptonizando

Tesouro do Reino Unido classifica XRP como token de negociação

xrp-preço-reino-unido-token-negociação-troca-sec-cvm-eua-processo-Comunidade pode forçar Ripple a queima de bilhões de XRP

Em relatório publicado na última quinta-feira (07), o departamento do Tesouro do Reino Unido classificou o XRP da Ripple como um token de negociação.

Enquanto a Ripple enfrenta nos Estados Unidos uma ação judicial da SEC sobre a classificação de seu token como um título, o HM Treasury, Departamento de Negócios e Finanças do governo do Reino Unido, resolveu prestar esclarecimentos sobre sua posição.

A categorização do XRP foi publicada em um documento de 41 páginas no qual a autoridade regulatória britânica afirma que as criptomoedas atendem a uma variedade de funções, desde o comércio de colecionáveis digitais até o levantamento de capital para novos projetos.

O texto, intitulado “Abordagem regulatória do Reino Unido para ativos criptográficos e stablecoins: consulta e solicitação de evidências”, diz ainda que não existe um consenso internacional acerca de uma taxonomia ou classificação para os criptoativos.

XRP é token de negociação

O artigo aponta que, em 2019, o Financial Conduct Authority (FCA), regulador financeiro do Reino Unido, publicou uma “Orientação sobre Cripto-Ativos”, onde são descritas três categorias de tokens:

De acordo com a classificação, os tokens de títulos têm características semelhantes a um investimento específico, “como um título de ação ou dívida, conforme definido na legislação do Reino Unido”.

Nos EUA, é nessa categoria que a autoridade regulatória está colocando o token da Ripple. Contudo, o Tesouro do Reino Unido tem outra perspectiva, e enquadra o XRP em “tokens não regulamentados”, que se divide em duas subcateogiras:

Há os tokens de utilidade (utility tokens) e os tokens de troca / negociação (exchange tokens). A autoridade britânica afirma:

“Exchange tokens: tokens usados ​​principalmente como meio de troca – isso inclui criptoassets amplamente conhecidos, como Bitcoin, Ether e XRP.”

O posicionamento escolhido pelo governo do Reino Unido dá ênfase às boas relações da Ripple com a nação europeia formada por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Em outubro do ano passado, Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, anunciou que a empresa estaria planejando sair dos Estados Unidos devido às dificuldades regulatórias, e citou Londres como um possível destino, ao lado de Suíça, Cingapura, Japão e Emirados Árabes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile