A maior exchange do mundo, Binance, anunciou que os usuários da criptomoeda Litecoin (LTC) sofreram um Dusting Attack nessa sexta-feira, dia 9 de agosto. O comunicado foi feito por intermédio do twitter.
Approximately 5 hours ago there was a large-scale dusting attack on $LTC @Litecoin users.
One of many transactions: https://t.co/zgk9gPRNcU
Here's what you need to know and how to protect yourself:https://t.co/KNVoQLwBUb
— Binance (@binance) August 10, 2019
“Aproximadamente 5 horas atrás, houve um dusting attack de grande escala aos usuários do $ LTC @Litecoin.
Uma das diversas transações:
https://t.co/zgk9gPRNcU?amp=1
Aqui tudo o que você precisa saber e como se proteger
https://t.co/KNVoQLwBUb?amp=1”
O que é um Dusting Attack?
Em seu twitter, a Binance publicou um vídeo explicando, de forma detalhada, sobre o que é um ‘Dusting Attack’ e como se proteger.
“Um Dusting Attack se refere a um tipo relativamente novo de atividade maliciosa, em que hackers e golpistas tentam quebrar a privacidade dos usuários de Bitcoin e criptomoeda, enviando pequenas quantidades de moedas para suas carteiras pessoais. A atividade transacional dessas carteiras é então rastreada pelos invasores, que realizam uma análise combinada de vários endereços como uma tentativa de identificar a pessoa ou empresa por trás de cada carteira.”
Como funciona esse ataque?
O video ainda explica que é muito difícil conseguir achar dono de cada carteira, com isso, os golpistas perceberam recentemente que os usuários de criptomoeda não prestam muita atenção a essas pequenas quantias aparecendo em suas carteiras, então começaram a enviar pequenas quantidades para um grande número de endereços enviando alguns satoshis para eles. Depois de enviar a vários endereços. A próxima etapa desse ataque envolve uma análise combinada desses vários endereços, na tentativa de identificar quais pertencem à mesma carteira.
O objetivo é, eventualmente, ser capaz de vincular os endereços e carteiras atingidas às suas respectivas empresas ou indivíduos. Se bem-sucedidos, os invasores podem usar esse conhecimento contra seus alvos, seja por meio de ataques elaborados de phishing ou ameaças de extorsão cibernética.
Como se proteger desse ataque?
No final de outubro de 2018, os desenvolvedores da Samourai Wallet do Bitcoin anunciaram que alguns de seus usuários estavam sob o ataque. A empresa enviou um tweet alertando os usuários sobre os ataques e explicando como eles poderiam se proteger.
A equipe da Samourai Wallet implementou um alerta em tempo real para o rastreamento do ataque, bem como um recurso “Não gaste” que permite que os usuários marquem fundos suspeitos, para que eles não sejam incluídos em transações futuras.
Como os ataques dependem de uma análise combinada de vários endereços, se um fundo não for movimentado, os invasores não conseguirão fazer as conexões necessárias para identificar as carteiras. O Samourai Wallet já tem a capacidade de relatar automaticamente transações suspeitas para seus usuários.
Não seria a primeira vez
A Binance já sofreu diversas tentativas de ataques, tal como o do início desse ano em que foram roubados 7.000 Bitcoins da exchange. O mais recente aconteceu na última quarta-feira, dia 7 de agosto, em que a Binance, por meio de um comunicado, que um hacker pediu 300 Bitcoins para não divulgar 10.000 fotos da Binance KYC de seus usuários, como foi reportado aqui.