Desde que o Ethereum lançou sua Beacon Chain em 2020 e começou sua jornada para se tornar uma rede Proof-of-stake (PoS), mais de 17 milhões de ETH foram apostados na rede.
No entanto, os usuários não podem retirar esses ativos. A atualização de Xangai, prevista para março, finalmente desbloqueará este recurso.
A próxima etapa será na rede de teste Goerli, após a qual a atualização de Xangai será implantada na rede principal do Ethereum, marcando o próximo grande marco após a transição da rede de Proof-of-Work (PoW) para um algoritmo de consenso PoS.
Testnets como Goerli e Sepolia permitem que os desenvolvedores do Ethereum lancem aplicativos e atualizações para a rede e corrijam possíveis problemas antes que a atualização seja lançada na rede principal.
A ativação da atualização Xangai vem logo após as notícias de que os desenvolvedores do Ethereum planejam eliminar gradualmente o Goerli – a maior rede de teste da Ethereum – e mover os usuários para a rede Sepolia.
A mudança vem em parte como uma resposta aos preços crescentes do GETH, o ativo nativo de Goerli.
De acordo com van der Wijden, “essa é a intenção de todos os testnets, eles devem viver por alguns anos”.
Enquanto isso, o preço do Ethereum ignorou amplamente o desenvolvimento mais recente, com o ativo atualmente sendo negociado a US$ 1.619, uma queda de 1,04% nas últimas 24 horas.