Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sextorsão: Hackers estão se passando por agentes da CIA para extorquir possíveis pedófilos

Sextorsão: Hackers estão se passando por agentes da CIA para extorquir possíveis pedófilos

hacker cia sextorsão bitcoin

Golpes de sextorsão — onde hackers fazem chantagem para não divulgar supostas informações, vídeos ou imagens íntimas das vítimas, já não são novidade.  

Os golpistas preferem usar as criptomoedas, principalmente Bitcoin, para realizar os crimes, devido ao fato de que o rastreamento de volta para eles é mais difícil.

 

No entanto, os criminosos costumam já se apresentar como hackers. A diferença, dessa vez é que eles estão se passando por agentes da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) para extorquir os destinatários.

 

Acusações de pedofilia

Acusações de pedofilia

A prática ocorre através de e-mails, intitulados como “Central Intelligence Agency – Case #45361978”, que são enviados para milhares de pessoas, aleatoriamente.

Os golpistas alegam se tratar de um agente da CIA que descobriu informações da vítima relacionadas à posse e distribuição de pornografia infantil, ou algo do gênero, de acordo com informações da Kaspersky. 

Em seguida, o texto diz que a CIA irá prender mais de 2 mil responsáveis por pedofilia em 27 países, e que o destinatário do e-mail é um deles.

Segundo os golpistas, o departamento teria informações como nome, e-mail, detalhes pessoais, endereço pessoal e de trabalho, além de informações sobre parentes. 

golpe sextorsão bitcoin

Para que o destinatário possa se livrar da prisão, os golpistas pedem US$ 10 mil em Bitcoin, afirmando que após o pagamento irão apagar as informações comprometedoras que a CIA possui contra a vítima. 

A fim de evitar que a vítima pense melhor sobre o conteúdo do e-mail, o texto afirma que as primeiras execuções das sentenças começarão em algumas semanas, e o destinatário deve enviar a quantia em BTC em menos de nove dias para que o funcionário da CIA o ajude. 

Mensagem convincente

Mensagem convincente

O site enfatiza que outro detalhe que diferencia este golpe dos outros do mesmo gênero, é que a mensagem está bem escrita, com gramática correta, e aparenta ser mesmo institucional. 

Além disso, o design também foi bem pensado, e a mensagem conta com um logotipo da CIA, para aumentar a credibilidade. 

Como agir nesta situação

Como agir nesta situação

A empresa, especialista em segurança, recomenda que o usuário que receber mensagens desse tipo, automaticamente as encaminhe para a lixeira, marcando-as como spam. 

Outra dica importante é verificar se não há vírus, malwares e adwares em seu dispositivo. 

Leia também: Se você só pudesse gastar em Bitcoin por um dia, o que poderia fazer no Brasil?

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas