Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

NASA financia solução em blockchain para comunicação espacial

NASA financia solução em blockchain para comunicação espacial

nasa-blockchain
Nasa: Grupo de astronautas recrutados em 2020. (afp/AFP)

A NASA (Agência Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos) está investindo na tecnologia blockchain para a criação de uma solução de Reconstrução e Mapeamento de Comunicação Espacial. 

A Orbit Logic e o Centro de Engenharia de Software Experimental de Fraunhofer nos EUA (CESE, na sigla em inglês) receberam, da agência norte-americana, US$ 124.800 (quase R$ 700 mil) em financiamento para criar a solução SCRAMBL, com registro em blockchain. 

O objetivo do sistema é propagar dados entre satélites da rede, aumentando a eficácia, coordenação e “conscientização geral” de comunicação para seus satélites e drones. 

De acordo com a NASA, a solução será “leve e sob medida para a execução eficiente dos elementos computacionais limitados por recursos usados nos satélites”. 

Sua adaptabilidade dinâmica deve permitir “o roteamento sobre comunicações espaciais sobre interrupções e desconexões”.

Um dos pontos principais do projeto é permitir a comunicação direta entre duas espaçonaves. 

A SCRAMBL irá “alavancar a tecnologia blockchain para armazenar e distribuir um livro-razão contendo dados compartilhados relevantes para a constelação de satélites para permitir a autonomia a bordo do satélite de ativos individuais para as necessidades e objetivos do sistema”. 

Além de conter um inventário de caminhos de comunicação estabelecidos com base em mudanças de estado de conexão publicadas pela espaçonave, o livro-razão: 

“Hospedará eventos, estados, objetivos e planos que constituem uma Imagem Operacional Relevante Comum (CROP) – chave para permitir a coordenação de uma rede espacial e consciência geral”, afirma a NASA em sua proposta. 

No ano passado, a NASA abriu uma vaga para um cientista de dados com experiência em blockchain como pré-requisito, embora não informasse como a tecnologia seria benéfica para a posição anunciada. 

Leia também: Falha no Facebook exibe imagem pornográfica em links compartilhados

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias