Evento da Interpol sobre crimes com Bitcoin tem participação do Ministério Público Federal

Evento sobre crimes com Bitcoin da Interpol tem participação do Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) foi convidado a participar de evento promovido pela Interpol sobre crimes virtuais com Bitcoin (BTC).

O evento será on-line, com o objetivo de aprimorar a capacitação sobre o tema dos servidores federais que participarem, conforme reportou o Cointelegraph

A Secretaria de Cooperação Internacional do MPF informou aos membros e servidores que o Escritório do Programa de Crime Cibernético do Conselho da Europa, está oferecendo uma série de seminários gratuitos.

Segundo o MPF, o objetivo é aprimorar em todo o mundo a capacitação de autoridades da Justiça Criminal sobre crimes cibernéticos. 

Os três primeiros encontros serão realizados pela Interpol e pelo Grupo Europeu de Treinamento e Educação em Crime Cibernético (Ecteg), a partir de hoje (21) até o dia 24 de setembro, das 9h às 10h. 

O encontro realizado hoje (21), abordará vários aspectos que envolvem a cena do crime moderna, como rede, internet, computadores, telefones, celulares, dispositivos IoT e ativos virtuais. 

No caso do webinar sobre rede móvel e dispositivos, ocorrerá em 22 de setembro, com o foco de identificar os dispositivos e assinantes, e como o dispositivo se comunica com as estações base (dispositivo de localização). 

O terceiro webinar vai acontecer no dia 24 de setembro, o último terá o foco na apreensão de ativos virtuais, como o Bitcoin, e em que as equipes devem se concentrar na cena do crime para assumir o controle dos valores. 

As inscrições para as pessoas interessadas, devem ser realizadas diretamente pelo site do Conselho da Europa.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, estando sujeitas à capacidade de lotação. Todos que se inscreverem receberão um e-mail de confirmação um dia antes do evento virtual. 

De acordo com o MPF, no dia 30 de setembro acontecerá o webinar global, Autoridades de Justiça Criminal e Provedores de Serviços Multinacionais. 

Buscando promover a adoção de boas práticas de cooperação entre autoridade de Justiça Criminal e prestadores de serviços em investigações de crimes cibernéticos. 

No webinar global também serão avaliados os desafios jurídicos, organizacionais, técnicos e culturais da cooperação pública-privada.

As inscrições para o evento vão até o dia 28 de setembro, e o webinar será das 12h às 14h horário de Brasília. Todos os eventos vão ser em inglês, sem tradução simultânea. 

 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço
icon novembro 20, 2024

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 20, 2024

ETFs de Bitcoin acumulam 9 mil moedas em um dia

Escrito por João Victor
Suécia rotula exchanges de criptomoedas de "lavadoras de dinheiro profissionais"
icon novembro 20, 2024

Drex não será centralizado, afirma membro do Banco Central

Escrito por João Victor