Desde sua criação há mais de uma década, o Bitcoin (BTC) tem sido minerado intensamente, inicialmente por entusiastas e curiosos e, hoje, por grandes pools e empresas de mineração.
Mas sua oferta total é limitada, e 88% de todos os 21 milhões de BTCs possíveis já foram minerados, segundo recente publicação do perfil ChartsBTC, no Twitter.
Já são mais 18,5 milhões de bitcoins em circulação na rede em um momento na história em que a demanda e adoção do Bitcoin não param de crescer.
Quantos BTC ainda podem ser minerados?
Há menos de 2,5 milhões de bitcoins restantes para a mineração, equivalentes a cerca de 11,9% da circulação total do criptoativo.
Metade desse valor restante será minerada nos próximos 4 anos, ressalta o ChartsBTC.
O usuário publicou ainda um gráfico que sinaliza a evolução da mineração da principal criptomoeda mercado, acompanhando os halvings que acontecem na rede a cada 4 anos.
O evento que teve sua terceira edição em maio deste ano, reduz pela metade a recompensa por bloco minerado na rede Bitcoin, agindo como uma medida deflacionária para o criptoativo. Veja o gráfico:
The Bitcoin network has passed 18,500,000 BTC in circulation. Less than 2,500,000 left and half of those will be mined in the next 4 years. #bitcoin pic.twitter.com/0yPo57XIaR
— ChartsBTC (@ChartsBtc) September 27, 2020
O último Bitcoin extraído
De acordo com a forma com que o Bitcoin foi programado pelo misterioso Satoshi Nakamoto, espera-se que o último BTC seja extraído até 2140. Confira a tabela: