Banco Central Europeu está preparado para emitir o Euro digital

Banco Central Europeu está preparado para emitir o Euro digital

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta sexta-feira (02), que a Europa está preparada para emitir o Euro Digital.

No anúncio, o Banco Central diz que está atendendo a uma crescente demanda com a digitalização se espalhando por todas as áreas.

A notícia foi divulgada com um relatório digital do euro, que expôs as razões para a emissão de um euro digital.

Expondo também os potenciais efeitos que isso pode ter no continente, bem como as consequências jurídicas que um euro digital pode causar, conforme reportou o Decrypt.

“O euro pertence aos europeus e nós somos o seu guardião. Devemos estar preparados para emitir um euro digital, caso seja necessário”, disse Christina Lagarde, presidente do BCE.

O membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu, Fabio Panetta, abordou o rápido impacto que a digitalização está tendo nas sociedades.

De acordo com Fabio “a forma como pagamos não é exceção. Nossas práticas estão mudando – em alguns países, isso ocorre rapidamente”.

O relatório oferece uma avaliação das opções econômicas, estratégicas, tecnológicas e sociais que influenciam a criação do euro digital.

“Devemos estar prontos para emitir um euro digital se e quando os desenvolvimentos à nossa volta o tornarem necessário” segundo o relatório.

A declaração continua, “isso significa que já precisamos nos preparar para isso. Nos próximos meses, iremos ouvir e experimentar para podermos tomar uma decisão totalmente informada sobre o possível desenvolvimento e lançamento de um euro digital”.

Um euro digital teria como objetivo preservar o bem público que o euro oferece aos cidadãos: acesso gratuito a um meio de pagamento simples, universalmente aceito, sem riscos e confiável.

Outras características do euro digital, apresentadas no relatório incluem resiliência cibernética e eficiência digital.

“Os serviços digitais do euro precisarão ser altamente resistentes às ameaças cibernéticas e capazes de fornecer um alto nível de proteção ao ecossistema financeiro contra os ciberataques”.

O euro digital deve “acompanhar o ritmo da tecnologia de ponta em todos os momentos, a  fim de melhor atender às necessidades do mercado”.

A digitalização da moeda, complementaria o dinheiro, não o substituiria, para ajudar na inclusão financeira, juntos eles oferecem as pessoas mais opções e acesso mais fácil aos meios de pagamento.

De acordo com o relatório, o euro digital não seria um criptoativo, “o euro digital seria uma forma livre de risco de dinheiro do banco central, o que significa que é emitido pelo banco central e permanece como sua responsabilidade em todos os momentos”.

O relatório finalizando dizendo que “o euro tem se saído bem até agora, fornecendo uma moeda na qual os europeus confiam. Precisamos ter certeza de que nossa moeda é adequada para o futuro”.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Laptop usado para rastrear e apreender bitcoins roubados da Bitfinex em 2016 vira peça de museu
icon novembro 20, 2024

Laptop usado para rastrear e apreender bitcoins roubados da Bitfinex em 2016 vira peça de museu

Escrito por Sabrina Coin
Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin
República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor