Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Forbes revela esquema da Binance para fugir dos reguladores e CEO responde

Forbes revela esquema da Binance para fugir dos reguladores e CEO responde

binance-criptomoedas-exchange

Um documento revelado pela Forbes expõe um suposto esquema da Binance, a maior exchange de criptomoedas, para fugir do sistema e enganar os reguladores dos EUA

Segundo a revista, o documento pode estar sendo analisado pelo FBI e várias outras agências federais de investigação. 

O suposto documento foi criado em 2018 e detalha “os planos para uma empresa americana ainda não identificada, apelidada de ‘entidade Tai Chi’, em uma alusão à arte marcial chinesa”. 

O documento traçava uma “estratégia de isca e propaganda ardilosa para enganar os reguladores dos EUA”. 

A empresa Tai Chi iria iniciar as operações nos EUA para distrair os regulares como uma falsa promessa de compliance, segundo a Forbes. 

O arquivo é denominado “Apresentação 2”, portanto, pode haver outras estratégias sendo consideradas. Ainda assim, uma análise do documento revela que muitas das especificidades nele descritas já estão em vigor.

Um dos slides da apresentação de slides vazou, com o objetivo de mostrar como a "Entidade Tai-Chi" poderia ser conectada ao Binance. Reprodução/Forbes

Os clientes também iriam aprender como evitar as restrições geográficas, enquanto soluções tecnológicas eram implementadas. 

O suposto esquema ainda ligaria a Binance US à Binance através de uma terceira empresa para poder movimentar os fundos sem muitas suspeitas. 

O documento mostra de forma explícita, como devem ser usados VPNs para ofuscar a locação dos traders e escapar da regulamentação da SEC e do Departamento de Serviços Financeiro de Nova Iorque.

O esquema revela detalhes de como a entidade apelidada de Tai Chi atuaria como um ímã para investigações regulatórias e deve estar disposta a “aceitar multas nominais em troca de tolerância à execução”. 

De acordo com a Forbes “o documento está circulando atualmente entre escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade e outros associados à Binance, e há especulações de que o FBI e o IRS podem estar investigando”.Contudo, os agentes do FBI declararam que não podem comentar sobre o caso. 

CEO da Binance responde

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, CZ, respondeu a Forbes com uma série de tweets, alegando que a história está incorreta e que a “Binance sempre operou dentro dos limites da lei”.

“As declarações e acusações no artigo estão incorretas. Todo o artigo depende de um documento de terceiros. O referido documento não foi produzido por um (atual ou ex) funcionário [email protected] Qualquer um pode produzir um “documento de estratégia”, mas isso não significa que a Binance os siga.”

CZ continua, dizendo que a exchange se envolveu e fez parceria com muitas das principais ferramentas e fornecedores do setor, para manter altos padrões regulatórios.

“Não reconhecemos o alegado documento. A Binance, junto com as ações de nossos parceiros locais de se registrar, licenciar e regulamentar em várias juridições, comprovam nosso compromisso em fazer as coisas de maneira certa”, declara o CEO da empresa.

Leia também: Irã muda regulação sobre Bitcoin e Camboja lança moeda digital

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias