A China lidera no desenvolvimento da moeda digital emitida pelo Banco Central (CBDC), mas seu principal slogan político pode atrapalhar o Yuan Digital.
Enquanto os países ocidentais começaram a falar sobre o Yuan Digital, o CBDC da China já foi testado em algumas áreas, conforme reportagem do Cointelegraph.
Segundo Takaya Nakamura, executivo da bolsa japonesa de criptomoedas Fisco, o Yuan digital não prevalecerá por causa do “sonho da China”.
O principal slogan político que o presidente Xi Jinping revelou em 2012, tem como objetivo alcançar o “sonho chinês” do grande rejuvenescimento da nação.
Como a China, a fábrica do mundo, é removida das cadeias de suprimentos do mundo devido à desaceleração econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, e da contusão americana, eles fortalecerão ainda mais o sonho de alimentar o patriotismo e passar pela crise.
Nakamura acredita que isso pode levar a um maior isolamento da China na economia mundial.
“O Partido Comunista Chinês (PCC) precisa continuar enfatizando o sonho da China, caso contrário eles não poderão manter sua força unificadora e serão derrubados. Mas, se o fizerem demais, se isolarão ainda mais no mundo e perderão sua competitividade econômica. Esta é uma espiral negativa”, declara o executivo.
Quando a China for removida das redes mundiais de comércio, elas perderão as reservas em moedas estrangeiras, segundo Nakamura.
A China precisa de um tempo de transição para o Yuan digital quebrar a hegemonia do dólar.
“Enquanto você vive no tempo da hegemonia do dólar, ter reservas em moeda estrangeira é muito importante. Perdê-lo acabará dificultando a China avançar o yuan digital”, declara Nakamura.
Para o executivo, a China só terá a chance se os Estados Unidos não fizerem nada durante a transição do Yuan Digital.
Contudo, seis bancos centrais, como Banco da Inglaterra e Banco do Japão, estão colaborando na pesquisa do CBDC e supostamente realizaram a primeira reunião.
O Banco do Japão anunciou que iniciaria os testes de um Iene digital em breve. Já os Estados Unidos não começaram a falar oficialmente sobre um CBDC.
Em junho o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comentou que precisa entender primeiro e depois melhorar-ló.
No Brasil, a Câmara dos Deputados encaminhou Requerimento de Informação do Criptoreal para o Banco Central.
Uma série de questionamentos foi enviado ao Banco Central do Brasil sobre a criação de uma moeda digital oficial do governo (CBDC).
O Deputado Luiz Goularte já havia solicitado, ao Ministro da Economia, Paulo Guedes que substituísse a moeda em espécie por uma moeda digital, uma forma de enfrentar a pandemia causada pela COVID-19.