NASA financia solução em blockchain para comunicação espacial

A NASA (Agência Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos) está investindo na tecnologia blockchain para a criação de uma solução de Reconstrução e Mapeamento de Comunicação Espacial.

A Orbit Logic e o Centro de Engenharia de Software Experimental de Fraunhofer nos EUA (CESE, na sigla em inglês) receberam, da agência norte-americana, US$ 124.800 (quase R$ 700 mil) em financiamento para criar a solução SCRAMBL, com registro em blockchain.

O objetivo do sistema é propagar dados entre satélites da rede, aumentando a eficácia, coordenação e “conscientização geral” de comunicação para seus satélites e drones.

De acordo com a NASA, a solução será “leve e sob medida para a execução eficiente dos elementos computacionais limitados por recursos usados nos satélites”.

Sua adaptabilidade dinâmica deve permitir “o roteamento sobre comunicações espaciais sobre interrupções e desconexões”.

Um dos pontos principais do projeto é permitir a comunicação direta entre duas espaçonaves.

A SCRAMBL irá “alavancar a tecnologia blockchain para armazenar e distribuir um livro-razão contendo dados compartilhados relevantes para a constelação de satélites para permitir a autonomia a bordo do satélite de ativos individuais para as necessidades e objetivos do sistema”.

Além de conter um inventário de caminhos de comunicação estabelecidos com base em mudanças de estado de conexão publicadas pela espaçonave, o livro-razão:

“Hospedará eventos, estados, objetivos e planos que constituem uma Imagem Operacional Relevante Comum (CROP) – chave para permitir a coordenação de uma rede espacial e consciência geral”, afirma a NASA em sua proposta.

No ano passado, a NASA abriu uma vaga para um cientista de dados com experiência em blockchain como pré-requisito, embora não informasse como a tecnologia seria benéfica para a posição anunciada.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

BRICS
icon maio 13, 2025

BRICS: Brasil e China firmam acordo para dizer adeus ao dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 15, 2025

NEIRO explode 270%: ela pode flipar a DOGE em 2025?

Escrito por Thiago Barboza