O Facebook, nos últimos dias tem censurado todas as postagens que incluem a hashtag #Bitcoin na descrição.
Conforme reportagem do Cryptopotato, vídeos, fotos e até mensagens relacionadas ao bitcoin (BTC), foram censuradas, impedindo o acesso do público a qualquer informação relacionada a criptomoeda.
Ao entrar na hashtag, os usuários em diferentes partes do mundo são confrontados com uma tela de censura, na qual o Facebook garante que as postagens fiquem “temporariamente ocultas” para manter a comunidade segura.
No Twitter, é possível ver os usuários denunciando a proibição do Facebook. Como no caso de Carl, que comentou que estava procurando por bitcoin nas hashtags, mas o Facebook bloqueou os conteúdos da busca.
“🚨 Bitcoin censurado no Facebook!
Eu estava procurando por conteúdo em #Bitcoin no Facebook e, aparentemente, essa hashtag está sob proibição “temporária”.
Isso é ultrajante 😡 Por favor, retuite! “
🚨 Bitcoin censored on Facebook!
I was searching for #Bitcoin content on Facebook and apparently that hashtag is under a “temporary” ban.
This is outrageous 😡 Please retweet! pic.twitter.com/w4MY5GD5Y1
— The Moon 🌙 (@TheMoonCarl) October 31, 2020
Diferente do Facebook, o Twitter tem um ponto de vista que apoia o BTC, além de permitir a hashtag, a criptomoeda também tem seu próprio emoji.
O CEO do Twitter, Jack Dorsey, já falou sobre o bitcoin em várias ocasiões, dizendo que ele desempenhará um papel significativo no futuro das finanças.
Embora a hashtag seja uma grande proibição para o Facebook, os resultados da pesquisa por “Bitcoin”, sem a hashtag, são inteiramente normais e não foram censurados pelo gigante da mídia social.
Contudo, essa não é a primeira vez que o Facebook censura conteúdo relacionado ao Bitcoin. No início de 2018, a rede social decidiu mudar suas políticas para proibir expressamente qualquer anúncio que promova o comércio de criptomoedas e outras ICOs.
O Facebook permitiu a volta dos anúncios sobre criptomoedas após críticas. Agora, parece que as hashtags sobre bitcoin voltaram normalmente.
YouTube deleta famoso canal brasileiro de criptomoedas e usuários protestam nas redes sociais
Anteriormente neste ano, o YouTube removeu, sem aviso prévio, o canal brasileiro Dash Dinheiro Digital, com mais de 20 mil inscritos.
Em seu twitter, Dash comenta que foram quase 3 anos e mais de 1000 vídeos, 3 documentários. O YouTube removeu o vídeo publicado recentemente, e, logo em seguida, excluiu o canal.