Robert Kaplan, Presidente do Federal Reserve de Dallas, solicitou ao banco central que comece a desenvolver o dólar digital.
Para Robert, o FED (Sistema de Reserva Federal dos EUA) deve priorizar a criação do dólar digital, considerando isso uma questão urgente.
Kaplan disse ser “fundamental que o FED se concentre no desenvolvimento de uma moeda digital emitida pelo Banco Central, um CBDC, nos próximos meses e anos”.
As observações do presidente do banco fizeram parte de uma discussão mais ampla sobre economia e política fiscal, reportou o Cointelegraph.
O presidente do Federal Reserve de Dallas é membro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Federal Open Market Committee – FOMC), organização encarregada de definir a política monetária.
O Comitê deste ano cortou as taxas de juros para uma baixa recorde em março, como parte de uma resposta a crise econômica mundial causada pelo novo coronavírus.
Kaplan e o comitê têm sido fundamentais para inundar o mercado com liquidez desde setembro de 2019.
No mês passado, o presidente do FED, Jerome H. Powell, comentou que 80% dos bancos centrais em todo o mundo estão explorando a utilidade potencial de um CBDC.
Embora o FED não tenha informado se irá criar um CBDC, Jerome disse que estuda a produção de um dólar digital.
Segundo o presidente do FED, “é mais importante fazer certo do que ser o primeiro”, uma possível indireta para a China, que está testando o Yuan digital.
O avanço nos testes na China indica a aproximação do lançamento oficial da moeda digital, e preocupa os países que estão na corrida pela emissão de suas próprias CBDCs.
O Senado dos EUA discute como o dólar digital pode combater o CBDC da China, pois temem que a moeda digital da China possa substituir o dólar.