A Binance, a maior exchange de criptoativos em volume de negociação do mundo, anunciou que está travando os saques de Bitcoin (BTC) temporariamente da plataforma.
Na notícia foi dada por Changpeng Zhao (CZ), o CEO e fundador da Binance, em seu Twitter:
“Pausa temporária de saques de $BTC na #Binance devido a uma transação travada causando um backlog. Deve ser corrigido em ~30 minutos. Atualizarei. Os fundos estão salvos.”
Em um tweet posterior, CZ afirmou que o problema demoraria um pouco mais para ser resolvido e que os saques de demais criptoativos estavam ocorrendo normalmente:
“Isso está afetando apenas a rede Bitcoin. Você ainda pode sacar Bitcoin em outras redes como BEP-20.
Provavelmente isso vai demorar um pouco mais para corrigir do que a minha estimativa inicial. Mais atualizações em breve. Obrigado pela paciência e compreensão “
A pausa nas negociações está ocorrendo em um momento em que o mercado de criptoativos passa por uma forte correção.
O BTC caiu para a região dos US$ 24 mil dólares. O ETH, token nativo da rede Ethereum, está sendo negociado na região dos US$ 1200, com queda de 17,30% apenas nas últimas 24 horas.
Não são suas chaves, não são suas moedas
A única maneira segura e soberana de possuir bitcoin, é tendo acesso às chaves privadas do endereço onde os fundos estão depositados.
Ao longo dos anos, muitos problemas associados a plataformas centralizadas foram responsáveis pelas perdas de centenas de milhares de bitcoins de clientes.
Como destacado pela própria Binance, este provavelmente se trata de um problema momentâneo, porém não é recomendado confiar a custódia dos seus criptoativos a longo prazo a exchanges.
Para quem não possui capacidade técnica para realizar um custódia segura, a melhor solução podem ser empresas especializadas nessa tarefa, que possuam confiança do mercado, e que ofereçam soluções com múltiplas assinaturas.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo