Na última semana, alguém realizou uma transação de Bitcoin pagando 19,8 BTC em taxas, cerca de US$ 500 mil. Naturalmente, a movimentação chamou a atenção do mercado, como sendo uma das taxas mais altas pagas na história da rede.
Leia mais: Erro humano? Alguém pagou US$ 500 mil em taxas por uma transação de bitcoin
Após investigações, foi descoberto que a transação estava ligada ao Paypal, gigante de serviços financeiros. Mas em declaração à Bitcoin Magazine, o Paypal afirmou que a responsável pelo erro foi a Paxos, que custodia os ativos da instituição financeira.
A empresa afirmou:
“A Paxos pagou a mais a taxa de rede BTC em 10 de setembro de 2023. Isso impactou apenas as operações corporativas da Paxos. Os clientes e usuários finais da Paxos não foram afetados e todos os fundos dos clientes estão seguros. Isso ocorreu devido a um bug em uma única transferência e foi corrigido. A Paxos está em contato com a mineradora para recuperar os fundos.”
Os bitcoins serão devolvidos?
A transação em questão foi adicionada à mempool e minerada pela F2Pool, que possui o terceiro maior hashrate do mercado. Inicialmente, a empresa concordou em devolver a taxa de transação, caso o responsável pelo erro se pronunciasse em até três dias.
No entanto, Chun, dono da F2Pool, afirmou ter se arrependido em se comprometer a devolver os 19,8 bitcoins.
“Fiquei irritado e me arrependi de ter concordado em reembolsar aqueles 20 BTC […]”.
Em sequência no tweet, Chun perguntou em uma enquete a opinião das pessoas sobre o que deveria ser feito com os bitcoins. Cerca de 35% votaram para que as taxas sejam pagas aos mineradores; 29% para que a taxa seja devolvida à Paxos; 19% para congelar os bitcoins; 16% votaram para devolver apenas 50% da taxa.
A F2Pool não possui nenhuma obrigação legal de devolver as taxas de transação. Portanto, ficará a cargo da empresa decidir sobre o futuro destes bitcoins. De qualquer maneira, a Paxos, que é uma das maiores custodiantes de criptoativos do mundo, não deve ser impactada devido a este erro, que parece ter sido pontual.