Ícone do site Criptonizando

Adoção de blockchain em cartórios vai impulsionar agronegócio no Brasil, afirma governo

Adoção de blockchain em cartórios vai impulsionar agronegócio no Brasil, afirma governo

Reprodução/ Instituto da Engenharia.

O Ministério do Agronegócio acredita que o processo de modernização com a tecnologia blockchain nos cartórios do Brasil vai impulsionar o agronegócio.

De acordo com o diretor adjunto da Secretaria de Política Agrícola, departamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Angelo Mazzillo Júnior, a agro-indústria tem atingido maior eficácia com a alta tecnologia.

Os cartórios de Notas estão presentes em diversas camadas da sociedade brasileira, e o processo de modernização está sendo conduzido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, CNB/CF, com o e-notoriado e outras ferramentas.

Conforme reportou o Cointelegraph, o agronegócio se beneficia da fé-pública dos tabeliães de notas para garantir autenticidade e eficácia nas diferentes etapas de produção e dos trabalhadores e famílias que estão no Mercado de Trabalho Rural.

José Angelo Mazzillo explica que um dos principais pontos é o desenvolvimento dos mercados de crédito do agronegócio via sistema financeiro e via mercado de capitais.

“Nesse sentido, nos Estados Unidos, o mercado financeiro estruturado tem montante recebíveis registrados na ordem de 50% de seu PIB, enquanto, no Brasil, tal montante representa apenas 3% do PIB brasileiro”, declara o diretor adjunto.

Ele continua dizendo que “por isso, temos um amplo mercado a se desenvolver que demandará infraestrutura de registro 20 vezes maior do que dispomos hoje. Aqui está representado o papel dos cartórios nos negócios”.

O representante do Ministério da Agricultura afirma que a infraestrutura financeira do Brasil é referência mundial no registro de recebíveis em alta reconhecidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Segundo Mazzillo é preciso que ocorra a integração da tecnologia com o agronegócio e o sistema extrajudicial.

“Há de se destacar que boa parte do setor cartorário está migrando suas operações para o ambiente de alta tecnologia!”, aponta o diretor adjunto.

Mazzillo finaliza dizendo que “o Ministério não tem a menor dúvida de que os cartórios vencerão o desafio de migrar todo ambiente notarial para as tecnologias de ponta e, dessa forma, impulsionar decisivamente o agronegócio”.

Uma pesquisa realizada no ano passado revelou que a tecnologia blockchain vai injetar US$ 1,76 trilhão no PIB global até 2030.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile