Mesmo com a chegada das vacinas de uso emergencial contra a pandemia da COVID-19 as coisas seguem tensas na economia brasileira. O Burger King, no entanto, aproveitou a situação para fazer piada com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
A segunda maior rede de fast food do Brasil e uma das maiores do mundo lançou uma campanha publicitária onde brinca com a autoridade do ministro.
Logo no início do vídeo que visa divulgar a nova promoção da gigante dos hambúrgueres, o aviso:
“Interrompemos a programação para falar da economia com Paulo Guedes.”
Quatro Paulos Guedes do país foram chamados para dar “dicas” na nova campanha.
“Eu tenho autoridade”, diz um dos participantes. “Vai gastar R$ 9,90 com quê? Investir na Bolsa?”, o outro questiona, sugerindo que o melhor é gastar no BK.
https://youtu.be/VhoonpAbgxw
Banco Central atormentado pela inflação
Enquanto o Burger King aproveitou para fazer dinheiro brincando com o nome do ministro, o Banco Central do Brasil segue cada vez mais preocupado com a inflação.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a autoridade monetária reconheceu que os choques inflacionários se tornaram mais persistentes do que o esperado.
Dessa forma, as medidas subjacentes da inflação estão acima “do intervalo compatível com o cumprimento da meta”.
Especialistas apontam para a crescente preocupação com o aumento no preço de produtos e serviços.
No último relatório Focus, do Banco Central, analistas estimaram que o IPCA, considerado o índice oficial de inflação do país, deve encerrar 2021 em 3,47%. Há apenas uma semana, a expectativa era de 3,35%, apontou o G1.
Já a taxa Selic, que representa os juros básicos da economia brasileira, deve terminar o ano em 3,25%. O valor aumentou 0,25% desde a última semana, quando foi estimado 3%.
Em meio a este cenário, o Banco Central retirou o forward guidance para coordenar expectativas do mercado, e ainda avalia os impactos do fim do auxílio emergencial na economia.