Ícone do site Criptonizando

China e Suécia estão correndo para ver quem lança seu CBDC primeiro

China e Suécia estão em uma corrida para quem lança primeiro o CBDC bitcoin

A China e a Suécia estão atualmente engajados em uma corrida decididamente peculiar: a de lançar a primeira moeda estatal digital, um CBDC.

Embora o Yuan Digital da China e o e-Krona da Suécia estejam em fase de testes avançados, 2021 pode ser o ano do lançamento e pode mudar o setor financeiro e de criptomoedas.

O Yuan Digital é uma meda digital que será emitida diretamente pelo banco central Chinês.

O CBDC da China servirá principalmente como meio de pagamento, uma moeda digital centralizada que pode rastrear movimentos e transações.

A China está testando o ativo com o objetivo de digitalizar o sistema de pagamentos, além de atingir os chamados “desbancarizados”; pessoas sem contas bancárias.

Os testes estão em estágio avançado e a China já distribuiu R$8,2 milhões de Yuan Digital gratuitamente para a população.

Há rumores de que a moeda digital chinesa se tornará global. Em Hong Kong, estão em andamento testes para experimentar a moeda chinesa para pagamentos internacionais.

Isso poderia levar a moeda digital chinesa a competir diretamente com outras moedas fiduciárias para pagamentos internacionais.

Já a criptomoeda sueca surgiu em reposta ao Yuan Digital. Os testes da e-Krona estão em andamento e a Suécia gostaria de migrar para as moedas digitais, se tornando uma sociedade sem dinheiro físico.

O empreendimento sueco provavelmente atingirá a União Europeia, apesar de fazer parte da União, a Suécia manteve sua moeda, a coroa.

CBDC da Suécia

Na Europa há livre circulação de capitais, o que significa que a futura e-Krona poderia ser usada por todos os estados-membros da União Europeia.

A resposta europeia poderia ser o euro digital, embora ainda seja apenas um conceito teórico no momento.

O certo é que, quando o yuan digital e a e-krona saírem da fase de testes e forem oficialmente lançados, os bancos centrais do mundo terão que tomar nota e agir de acordo.

No Brasil, já existem planos para isso, confira.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile