Ícone do site Criptonizando

Governo quer congelar aposentadorias maiores que um salário mínimo

governo-aposentadoria-economia-brasil-finanças-dinheiro-auxilio-covid

Técnicos do governo Bolsonaro consideram congelar aposentadorias maiores que um salário mínimo em prol do financiamento do programa social Renda Cidadã.

Após ser postergado para depois das eleições municipais, o programa que substituirá o Bolsa Família só deve sair do papel no ano que vem.

No entanto, a busca de opções para custeá-lo é prioridade na lista da economia, segundo o G1.

Entre as alternativas consideradas, o congelamento de aposentadorias e pensões voltou a ser discutido pelo Ministério da Economia ainda em setembro, mas agora o congelamento nos reajustes seria nos benefícios maiores que um salário mínimo (R$ 1.045).

A medida leva o nome técnico de “desindexação”, pois benefícios como aposentadoria e pensão têm reajuste ao longo dos anos, baseados em índices.

Um exemplo é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, no caso de aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo.

Caso essa alternativa seja escolhida, esses benefícios serão paralisados, ou seja, ficarão sem reajuste.

Enquanto isso, outras medidas avaliadas para financiar o Renda Cidadã são:

Até agora, as alternativas levantadas pelo governo geraram uma repercussão negativa, levando ao recuo imediato.

Contudo, alguma estratégia será escolhida em breve para definir o meio de financiamento do projeto que deve ser adotado como “carro-chefe” da possível candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro em 2022.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile