Ícone do site Criptonizando

Guedes quer perdoar dívidas de igrejas em troca da aprovação da nova CPMF

Boatos da saída de Guedes derrubam a Bolsa e Bolsonaro já teria um substituto

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende atrelar a desoneração das igrejas em troca da aprovação da nova CPMF, o imposto sobre transações financeiras.

O plano de Guedes é colocar os dois temas na PEC do Pacto Federativo, que está sendo trabalhada pelo senador Marcio Bittar, conforme reportagem da Veja.

O ministro conseguiria assim, uma compensação pela perda de arrecadação de imposto das igrejas.

As igrejas devem cerca de R$1 bilhão para a Receita Federal. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro vetou trecho da Lei aprovada pelo Congresso que continha o perdão das dívidas.

Após vetar a medida, nas redes sociais o presidente Bolsonaro advogou pela derrubada de seu próprio veto no Congresso.

O presidente afirmou que vai enviar uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) para “uma possível solução para estabelecer o alcance adequado para a imunidade das igrejas nas questões tributárias”.

O plano de Guedes é que a PEC seja aprovada antes do prazo de 3 meses, o que tornaria a proposta para alterar o Pacto Federativo a prioridade do governo.

Alguns senadores, contudo, não estão de acordo com Guedes. Pois, se o governo aprovar a nova CPMF antes da reforma tributária, haveria aumento de carga tributária.

Já para o Ministro da Economia, isso é visto como um trunfo para lidar com a contenção fiscal que o país terá de enfrentar a partir de 2021.

A nova CPMF é a criação de um novo imposto para as transações digitais, inclusive o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas.

O imposto será cobrado nas exchanges de criptomoedas. Guedes também pretende criar um imposto sobre dividendos, pois “não é razoável nem socialmente justo”.

A reforma tributária proposta pelo ministro pode fazer com que a tributação final sobre o consumo no Brasil seja a maior no mundo.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile