A exchange de criptomoedas Kraken agora oferece suporte à Lightning Network do Bitcoin para depósitos e saques baratos e instantâneos de BTC, afirmou a empresa em um comunicado enviado à Bitcoin Magazine.
“A adoção virá de pessoas que têm moeda fiduciária em sua conta bancária e precisam colocá-la no Bitcoin”, disse Pierre Rochard, gerente de produtos de Bitcoin da Kraken, à Bitcoin Magazine.
“A Kraken está fornecendo um excelente local para eles fazerem isso, e então eles podem recarregar sua carteira móvel Lightning e usá-la como meio de troca. Esse é claramente o próximo passo em termos de evolução do Bitcoin.”
A Kraken se juntou à Lightning Network com seu próprio nó Lightning.
A empresa disse que todos os seus clientes agora podem usar a nova integração, que permite depósitos e saques de até 0,1 BTC, ou 10 milhões de satoshis, por transferência.
“O Lightning é muito mais eficiente que o Bitcoin on-chain, enquanto ainda depende da segurança do Bitcoin on-chain, então é realmente o melhor dos dois mundos”, disse Rochard.
O Lightning permite transações de bitcoin baratas e rápidas, aproveitando contratos inteligentes para abstrair pagamentos pequenos e frequentes da camada base da rede Bitcoin.
Essa abstração ocorre na forma de canais de pagamento, nos quais os usuários bloqueiam o bitcoin on-chain criando 2 de 2 endereços multisig, que eles podem usar para transferir fundos entre si fora da cadeia.
“Com o Lightning, você pode enviar um pagamento off-chain que é muito mais eficiente em termos energéticos, não apenas porque você não está adicionando as taxas do minerador e, portanto, a quantidade de consumo de eletricidade pelos mineradores, mas também porque esse pagamento só precisa ser armazenados e compartilhados pelas duas partes nesse canal”, disse Rochard.
A Lightning, portanto, dimensiona o blockchain do Bitcoin como uma segunda camada e permite que o BTC seja melhor usado como meio de troca, estabelecendo uma rede de sobreposição de canais de pagamento indiretamente conectados uns aos outros que podem realizar milhões de transações por segundo à medida que o bitcoin é roteado pelos canais do remetente ao destinatário.
A Kraken aproveitou a implementação do nó do Lightning Labs, LND, devido à interface da API que expõe e à extensa documentação do desenvolvedor que o projeto disponibiliza, disse Rochard.
“Foi uma experiência realmente ótima porque eles têm uma API completa e são uma das implementações mais antigas do protocolo Lightning”, disse Rochard.
“Eles têm a maior base de usuários e temos muitas pessoas na rede que têm muita experiência com LND. Por isso, provou ser fácil de usar e muito confiável também.”
Outras soluções, como a Liquid, que opera como uma rede federada, também permite a troca de bitcoin de maneira rápida e barata.
O desenvolvimento dessas soluções certamente amenizou de forma drástica as discussões sobre a escalabilidade do protocolo, que agora pode ser utilizado facilmente para pagamentos no cotidiano.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Estados terão que diminuir radicalmente de tamanho graças ao Bitcoin