O economista Peter Schiff compartilhou sua opinião sobre por que o bitcoin e o ouro estão subindo este ano.
Schiff é o fundador e atual presidente da Schiffgold, uma negociante de metais preciosos especializada em barras de ouro e prata.
Há muito tempo ele é cético quanto ao bitcoin, criticando regularmente a criptomoeda enquanto promove o ouro.
Ele tuitou na segunda-feira:
“Tanto o ouro quanto o bitcoin estão em alta em 2023, mas estão subindo por razões opostas. O ouro está subindo como uma proteção contra a inflação e um dólar mais fraco, enquanto o bitcoin está subindo com outros ativos de alto risco, pois os especuladores apostam que uma alta [dos juros] do Fed [banco central dos EUA] causará uma recuperação nos maiores perdedores de 2022”, detalhou o economista.
Várias pessoas no Twitter discordaram de Schiff, respondendo ao seu tweet de que o ouro não é uma boa proteção contra a inflação.
Ao contrário de Schiff, algumas pessoas acreditam que o bitcoin é um hedge melhor contra a inflação do que o ouro.
O investidor de risco Tim Draper, por exemplo, disse repetidamente que está otimista com o bitcoin devido à sua característica de proteção contra a inflação.
O bilionário gerente de fundos de hedge, Paul Tudor Jones, também disse que prefere bitcoin em relação ao ouro, e espera que o valor do criptoativo seja “muito mais alto”.
Muitas pessoas no Twitter também apontaram que o bitcoin superou enormemente o ouro, enfatizando que o preço do BTC aumentou significativamente desde a recomendação de venda de Schiff.
Em dezembro de 2018, quando o preço do bitcoin estava em torno de US$ 3.000, Schiff alertou que “ainda há muito ar para sair dessa bolha”.