Boatos da saída de Guedes derrubam a Bolsa e Bolsonaro já teria um substituto

Diante das declarações do Presidente Jair Bolsonaro, o mercado financeiro está em queda com o boato da saída do Ministro da Economia Paulo Guedes.

O processo de “fritura” de Paulo Guedes, é o mesmo método utilizado na com o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, com o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, entre outros.

O Ibovespa, principal índice da B3, voltou ao patamar de 99 mil pontos, depois de um dia em que o mercado financeiro está especialmente de olho no cenário político e fiscal do Brasil.

De acordo com a Folha de São Paulo, Bolsonaro cobrou de Guedes controle menos rígido dos gastos públicos.

Bolsonaro diz que Guedes precisa ser “menos inflexível e intransigente em relação aos recursos orçamentários”.

A principal reclamação do presidente, de acordo com os assessores palacianos, é que o ministro é mais propenso a negociar a liberação de recursos solicitados por deputados e senadores, mas adota uma posição mais rígida quando o pedido é feito por integrantes da equipe ministerial.

Contudo, o presidente já tem um preferido para substituir Paulo Guedes, caso decida demiti-lo, segundo Correio Braziliense.

Com as críticas ao Ministro da Economia, já surgem boatos da saída de Guedes, e o preferido para a vaga é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O presidente reconhece que a saída do economista poderia tumultuar o mercado financeiro, como aconteceu nesta segunda-feira (17), mas os efeitos seriam passageiros, segundo Bolsonaro.

O substituto receberia a promessa de que os compromissos do governo com o ajuste fiscal serão mantidos.

Segundo a reportagem, “a relação entre o presidente e Guedes esgarçou-se demais. Será muito difícil ele se reconciliar”.

Entretanto, Paulo Guedes declarou ainda na segunda-feira (17), após os rumores de sua saída, que a confiança entre ele e o presidente Jair Bolsonaro é recíproca, mas admitiu que seu posto é difícil.

“Eu não tive, ainda, nenhum ato que me indicasse, que me sugerisse, que eu não devesse confiar no presidente, e eu acho, da mesma forma, que eu não faltei em nenhum momento a confiança que ele depositou em mim”, comentou Guedes.

Em entrevista para a CNN, o presidente Bolsonaro diz que “saída de Guedes nunca foi cogitada” e que a possibilidade de o governo furar o teto de gastos é “zero”.

Os investidores, em meio a queda da bolsa e aos boatos, ficam atento para os próximos capítulos dessa história para contar como isso afetará o mercado financeiro.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 23, 2025

Itaú expande carteira cripto: USDC, Solana e XRP agora na palma da sua mão

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

China avalia criar reserva de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 24, 2025

Gigantes das criptomoedas: Circle, BitGo, Coinbase e Paxos buscam licenças bancárias nos EUA

Escrito por Thiago Barboza