Brasil tem mais investidores de criptomoedas do que na bolsa, mostra estudo

Um estudo conduzido pela Mosaiclab e divulgado pelo Mercado Bitcoin revelou que o Brasil possui mais investidores de criptomoedas do que na bolsa de valores.

O estudo contou com 1020 investidores de 18 a 55 anos, de todas as regiões e classes econômicas do país. Dos entrevistados, 34% investem em criptomoedas, enquanto 30% estão presentes no mercado de ações.

O investimento mais popular entre os entrevistados é a poupança (73%), seguido da renda fixa (34%), que segue empatado com as criptomoedas.

Segundo dados publicados pelo Estadão, o número de investidores pessoa física da bolsa no final de 2022 foi de 4,4 milhões. Dessa forma, estima-se que o número de investidores em criptomoedas seja superior a este número.

A pesquisa também apresentou alguns dados relevantes sobre o perfil dos investidores em criptomoedas. Cerca de 56% do investidores em cripto são do sexo masculino, 53% têm entre 18 e 34 anos e 73% são de classe média ou alta.

Cerca de 65% investem até R$ 10 mil em criptoativos, ao passo que 17% investem mais de R$ 50 mil. Por sua vez, as criptomoedas com mais reconhecimento entre os investidores brasileiros são Bitcoin, Bitcoin Cash e Ethereum, respectivamente.

“O crescimento desse mercado e o aumento no número de investidores demonstram que os brasileiros já estão usufruindo da liberdade possibilitada pela nova economia digital e a confiança que estão depositando nos ativos digitais como uma alternativa de investimento”, disse Robson Harada, CMO do Mercado Bitcoin.

O Brasil é um país avançado na adoção das criptomoedas em uma perspectiva global. Segundo estudo da Chainalysis, o Brasil é o sétimo país na adoção das criptomoedas. Segundo a pesquisa, o Brasil está atrás apenas de Paquistão (6º), Estados Unidos (5º), Índia (4º), Ucrânia (3º), Filipinas (2º) e Vietnã (1º).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza