Município no RJ usa moeda digital para sobreviver à pandemia, ajudar famílias e impulsionar a economia

Em meio à pandemia do novo coronavírus que afeta a economia de todo o Brasil, um município no Rio de Janeiro (RJ), com 161.000 habitantes, usa uma moeda digital criada pela Prefeitura para resistir à crise, ajudar famílias e impulsionar o comércio local.

A ‘Mumbuca’ é um token aceito em mais de 3.000 estabelecimentos entre mercados e outros comércios  de Maricá, localizado a 60 quilômetros da capital do RJ. Cada unidade equivale a 1 Real.

A moeda é distribuída pela prefeitura através do programa Renda Básica da Cidadania (RBC) e mantém a economia local girando de forma saudável, apesar do cenário nacional que já levou mais de 700.000 negócios à falência desde o início da pandemia no Brasil, em março deste ano, segundo o IBGE.

A arrecadação de ICMS e ISS no município cresceu 15% em abril e maio, “no momento em que estávamos com a economia fechada e o resto do Estado do Rio registrava uma queda de 30% em média” no mesmo período, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magnun Amado, aponta reportagem do El País, na qual a moeda foi destaque em publicação no domingo (19).

O programa é destinado para pessoas que vivem com renda familiar mensal de até três salários mínios (R$3.135 atualmente) e começou a ser implementado em 2013, transferindo 85 mumbucas para 14.000 famílias.

Envolvendo não só os mais pobres, como também uma parcela da classe média vulnerável a choques econômicos, o programa seguiu em constante evolução, e no final de 2019, o RBC passou a pagar 130 mumbucas a cada indivíduo de uma família, alcançando 42.000 maricaenses.

“Por mais que eu só possa comprar dentro da cidade, ajuda muito. Uso a mumbuca principalmente no supermercado e na farmácia, para comprar o básico. Com o dinheiro do trabalho pago as contas extras”, revela Luciana de Souza Nunes, de 38 anos, sobre o programa que custa R$ 62 milhões por ano.

mumbuca-cartão-moeda-digital_Easy-Resize.com
Imagem; Cartaz em farmácia que aceita a moeda digital Mumbuca./Reprodução Prefeitura Maricá

Segundo a moradora do município, o RBC “faz com que a pessoa tenha uma condição de vida mais decente”, disse ao El País.

Já Sirlei de Oliveira, 48 anos, que trabalha vendendo comida congelada e quentinhas, afirma que embora as vendas tenham caído com a pandemia, a mumbuca “é o que permitiu que eu fizesse quarentena”.

“Saio para o mercado, para a farmácia, para a casa de minha mãe, e só. Se não fosse a mumbuca, seria difícil”, afirma a mãe de duas filhas que se inscreveu no programa de renda básica no ano passado.

Para participar é preciso estar no Cadastro Único do Governo Federal e ser residente no município governado por Fabiano Horta (PT) há no mínimo três anos.

Moeda digital em todo o Brasil

Embora a mumbuca funcione apenas em Maricá, uma moeda digital no Brasil pode se tornar realidade em breve.

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), o PIX, sistema de pagamentos instantâneos recém-lançado no país, vai terminar em uma moeda digital.

Além disso, em outubro desse ano, o Brasil se reunirá com outros países que compõe o G20 para discutir o uso de uma criptomoeda nacional para substituir o Real.

Enquanto isso não acontece, conforme noticiado com exclusividade aqui no Criptonizando na semana passada, a Câmara dos Deputados encaminhou um Requerimento de Informação sobre o Criptoreal, moeda digital oficial do governo proposta pelo deputado federal Luizão Goularte.

O documento visa obter mais informações sobre o andamento do processo de substituição da moeda em espécie, entre outras questões como implementação e soluções para a privacidade dos usuários.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

criptomoedas
icon abril 24, 2025

Golpe com criptomoedas bate recorde de prejuízos: FBI revela dados alarmantes

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 24, 2025

Banco Central define que novas regras para corretoras de criptomoedas chegam ainda em 2025

Escrito por Thiago Barboza
IA
icon abril 21, 2025

Após Bitcoin, El Salvador quer ser a capital da IA na América Latina em parceria com Nvidia

Escrito por Thiago Barboza