Plataforma blockchain do governo brasileiro vira referência de segurança nos EUA

Uso da tecnologia blockchain como estratégia do governo digital no Brasil

Uma plataforma blockchain do governo brasileiro virou referência de segurança nos EUA em programa de combate ao terrorismo. 

O Serpro, empresa de TI do Governo Federal, apresentou para o programa americano de segurança Customs-Trade Partnership Against Terrorism (CTPAT), o bConnect, rede blockchain desenvolvida para a Receita Federal do Brasil

A rede utiliza blockchain para garantir a autenticidade das informações compartilhadas entre os países do Mercosul, conforme reportou o Cointelegraph.

O bConnect vai estar funcionando a partir de outubro e compartilha informações entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A plataforma permite o compartilhamento em rede de informações cadastrais das empresas certificadas pela Receita Federal. 

Segundo a coordenadora geral de Administração Aduaneira (Coana) da Receita Federal, Bárbara Harckbart de Oliveira, o bConnect permitirá de forma segura e apropriada, a troca automatizada de dados cadastrais de Operador Econômico Autorizado (OEA) entre os países. 

“A solução veio suprir uma necessidade internacional para o tema troca de dados de OEA entre os países, que hoje é feita, em sua maioria, por meio de planilhas elaboradas ou extraídas do sistema que cada país possui e enviadas por correio eletrônico”, destaca Bárbara.

O programa americano solicitou ao Serpro uma apresentação para conhecer mais a inovação que o bConnect oferece. 

“A apresentação mostrou o novo cenário que se configura na troca de dados internacionais, em que o Brasil está saindo na frente e foi muito bem recebido pelos participantes”, de acordo com Bárbara Harckbart.

A plataforma resolve um problema relacionado a consulta de dados sobre as empresas, segundo o gerente de Soluções de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos. 

“As empresas certificadas como OEA estão listadas na internet, mas precisávamos de um sistema em que fosse possível enviar os dados das empresas brasileiras e, ao mesmo tempo, consultar a certificação de empresas estrangeiras”, declara. 

O bConnect que está sendo alimentado com os dados brasileiros em sua fase de protótipo, a previsão de lançamento será em outubro, inaugurando um novo cenário de troca de informações entre países.

 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025
icon novembro 20, 2024

Coreia do Sul planeja taxar lucros com criptomoedas em 20% a partir de 2025

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 21, 2024

MicroStrategy entra no top de 100 maiores empresas dos EUA

Escrito por João Victor
Binance
icon novembro 21, 2024

Países vão imprimir dinheiro para comprar bitcoin, afirma fundador da Binance

Escrito por João Victor