Quem é o grande rival que desafia Elon Musk no espaço

richard-branson-elon-musk-bilionário-espaço-foguete

O reinado espacial de Elon Musk, o homem mais rico do mundo e futuro colonizador de Marte, se tudo correr de acordo com seus planos, está ameaçado por um empresário britânico que também é considerado um tanto excêntrico.

Musk, fundador da montadora de carros elétricos Tesla e da fabricante de foguetes SpaceX acumula um patrimônio líquido avaliado em cerca de US$ 197 bilhões e atualmente dedica seu tempo ao objetivo de criar sua própria sociedade no planeta vermelho.

Enquanto isso, o magnata de 70 anos Richard Branson, criador do conglomerado bilionário Virgin Group, ligado a mais de 40 companhias, também está fazendo sua jogada no espaço.

O empresário e autor de diversos livros levou ao espaço, nessa semana, sua companhia Virgin Orbit, focada no lançamento de pequenos satélites.

Conforme publicação da Exame, a partir de um foguete lançado de um avião Boeing 747 em movimento, apelidado de Cosmic Girl (“garota cósmica” em português), a empresa chegou ao espaço pela primeira vez.

A nave saiu do deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, e lançou o foguete LauncherOne a 40 mil pés acima do Oceano Pacífico, levando apenas 10 minutos para chegar à órbita da Terra.

Além de ser dono de um verdadeiro império, Branson é conhecido por suas estratégias de marketing pouco convencionais, como se fantasiar de pirada para operar terminais de check-in de sua companhia aérea, a Virgin Atlantic, em 1984.

O bilionário já se vestiu de piloto, aeromoça, noiva, papai noel, corredor-borboleta e até sereia – tudo para promover seus empreendimentos. E deu certo.

Mas antes de fazer sucesso, Branson sequer chegou a terminar o ensino médio, deixando a escola aos 16 anos por problemas de dislexia, uma condição que gera dificuldade para compreender a leitura.

Embora os professores acreditassem que o jovem Branson era “preguiçoso e burro”, segundo relatos do próprio britânico, ele conseguiu alcançar o sucesso com grandes empreendimentos, e agora chegou a vez de explorar o espaço.

Fundada em 2017, a Virgin Orbit lançou seu primeiro foguete no último domingo (17). A empresa é derivada da Virgin Galactic, focada em voos espaciais.

Enquanto a Orbit pretende lançar pequenos satélites para o espaço, a Galactic pretende começar os voos suborbitais ainda em 2021, com um preço de cerca de US$ 250 mil (aproximadamente 1,3 milhão de reais) por passageiro.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 4, 2025

Satoshis podem valer milhões e você nem sabe

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza