Ícone do site Criptonizando

Saiba quanto tempo leva para minerar 1 bitcoin

bitcoin-btc-mineração-criptomoedas-minerar-investir-extrair-comprar

Com o boom do Bitcoin em 2020, cada vez mais pessoas estão interessadas em comprar, investir e até minerar a criptomoeda. Mas você sabe quanto tempo leva para minerar 1 BTC?

A mineração de Bitcoin é um processo no qual computadores de alta potência competem para descobrir um bloco e ganhar recompensas por isso.

A rede BTC usa o algoritmo de consenso de Prova de Trabalho (PoW) como base de segurança. Assim, é preciso mineradores para descobrir um bloco de BTC e adicionar transações pendentes a eles, tornando-as irreversíveis.

Neste processo, eles recebem as recompensas por bloco, atualmente definidas em 6,25 BTC (há um sistema deflacionário, que diminui pela metade as recompensas aproximadamente a cada quatro anos).

Mas e o tempo?

O processo de descoberta de blocos leva aproximadamente 10 minutos, e já vimos que cada bloco rende um incentivo (recompensa) de 6,25 BTC. Contudo, toda a rede de mineração está competindo neste processo.

Ou seja, em toda a rede, com potenciais dezenas de milhares de mineradores de Bitcoin em operação, apenas um minerador descobrirá o bloco com sucesso.

Conforme explicou o Decrypt, as chances são muito baixas, e, por isso, a maioria dos mineradores trabalham juntos como parte de um pool de mineração, combinando sua taxa de hash para obter uma melhor chance de descobrir um bloco e distribuir uniformemente as recompensas entre os membros do pool (1% da taxa de hash = receberá 1% das recompensas).

A níveis de dificuldade atuais, um minerador trabalhando com a F2Pool, que extrai cerca de 19,9% de todos os BTC recém minerados, equivalente a 179,1 BTC do total de 900 BTC distribuídos diariamente na rede, precisaria de cerca de 149,2 PH / s de taxa de hash para extrair uma média de 1 BTC por dia.

Isso é equivalente a colocar em operação 2.331 dos últimos Antminer S17e de 64 TH / s lançados em novembro de 2020 – um setup que custaria cerca de US$ 1,86 milhões (cerca de 9,78 milhões de reais), de acordo com o preço médio de US$ 799.

Orçamento menor é possível?

Para aqueles com um orçamento menor, há uma opção: É possível usar o Antminer S19 Pro (geração mais antiga, mas com várias unidades disponíveis).

Ao trabalhar com um pool de mineração usando este equipamento, será necessário 1.356 dias (quase 4 anos) para gerar 1 BTC em recompensas.

Mineração solo de Bitcoin

Para mineradores solo em busca de gerar 1 BTC por dia, seria necessário contribuir com pouco mais de 0,11% da taxa total de hash do Bitcoin, equivalente a 149,2 PH / s, ou 2.334 unidades de mineração Antminer S17e.

Em média, essa operação descobriria um bloco rendendo uma recompensa de 6,26 BTC a cada 6,25 dias, o que dá em média 1 BTC por dia.

Mineradores com menos máquinas provavelmente passariam anos sem descobrir um bloco, tornando a prática extremamente desvantajosa.

Em um artigo anterior, o Criptonizando explicou aqui o que é preciso atualmente para minerar a principal criptomoeda do mercado, incluindo média de custo de equipamentos de hardware, gastos com energia e afins, veja aqui.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile