Vitalik Buterin acredita que o Ethereum (ETH) é mais descentralizado que o Bitcoin (BTC)

Ao falar sobre a descentralização na rede Ethereum, Vitalik Buterin destacou as vantagens da altcoin em relação ao Bitcoin.

Durante a ETHCC em Bruxelas, Buterin ressaltou a centralização na mineração do BTC, onde duas pools representam 50% do poder computacional e quatro chegam a 75%.

Comparando com o ETH, o programador enfatizou que a rede possui uma grande parcela de stakers não identificados.

Além disso, a participação da Lido compreende 37 validadores diferentes, o que contribui para um sistema mais descentralizado.

Buterin também abordou a questão da centralização após a transição do Ethereum para o modelo de consenso Proof of Stake (PoS).

Apesar das críticas sobre a centralização devido ao limite mínimo de 32 ETH para staking, ele explicou o compromisso entre a redução de taxas e o aumento do número de validadores.

Atualmente, a plataforma de contratos inteligentes conta com 1 milhão de validadores. Segundo Buterin, a redução do limite mínimo de staking para 4 ETH poderia aumentar esse número, impactando o trade-off entre descentralização e custos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Quarto maior banco suíço começa a oferecer negociação e custódia de bitcoin e Ethereum
icon setembro 4, 2024

Quarto maior banco suíço começa a oferecer negociação e custódia de bitcoin e Ethereum

Escrito por Sabrina Coin
icon setembro 4, 2024

O interesse geral no novo modelo GambleFi da Rollblock chama a atenção dos apoiadores de Solana e Tron

Escrito por Criptonizando
Ethereum Foundation troca 100 ETH por DAI
icon setembro 5, 2024

Ethereum Foundation troca 100 ETH por DAI

Escrito por Sabrina Coin